SP: Alvo de campanha, pedestre ainda atravessa fora da faixa

CET apertou o cerco a motoristas e está multando infrações; porém, pedestre ainda não cumpre sua parte

Notícias
 

 |  Autor: Jornal Destak  |  Postado em: 23 de agosto de 2011

'mãozinha' para atravessar a rua

'mãozinha' para atravessar a rua

créditos: rodrigo capote/folhapress

Pedestres da capital ganharam há 102 dias uma campanha de proteção. O problema é que muitos que estão fora dos veículos continuam a se expor a riscos, atravessando fora da faixa de segurança.


Na semana passada o Destak visitou três pontos, sendo dois deles integrantes do Programa de Proteção ao Pedestre: rua dos Ingleses e rua Augusta, ambas na região do centro/Paulista, alvo da intensificação de multas. Outro ponto foi o da rua Joaquim Floriano, no Itaim Bibi (zona oeste).


O intuito foi verificar, durante 30 minutos em cada um desses locais, o comportamento do pedestre e se ele respeitava ou não a faixa de segurança e a preferência do motorista quando o sinal estava aberto.


A constatação foi de que pelo menos um terço deles se expõe a riscos. Muitos, inclusive, "driblam" carros em movimento ou dão pequenas corridas para não ser pegos no meio da travessia.


"Meu estacionamento é quase em frente ao prédio, do outro lado da calçada. Se fizer a volta [ir até a faixa] posso tropeçar e quebrar meu saltinho", disse a economista Adriana Castro, que trabalha num escritório da rua Augusta, quase esquina com a av. Paulista.


Na esquina da rua dos Ingleses com a av. Brigadeiro Luiz Antônio há um guard-rail que se estende até a faixa. A reportagem flagrou duas pessoas pulando-o para evitar dar uma volta de cerca de dez metros até a faixa.


CET diz que irá ampliar alertas à população


Em nota, a CET informou que irá reforçar o trabalho realizado para conscientizar a população sobre o programa nos próximos meses. A companhia diz que mantém um blog, o www.preferen ciaavida.com.br, que informa os procedimentos corretos e seguros da pessoa na condição de pedestre.


Uma cartilha começará a ser distribuída nos próximos dias direcionada aos pedestres. Elas serão entregues em pontos estratégicos.


O vice-presidente da Abraspe (Associação Brasileira de Pedestres), Horácio Figueira, afirmou que é necessária uma mudança de cultura, já que não há como multar o pedestre. "Todos fomos educados de forma errada e sempre tivemos a informação de que deveríamos deixar o carro passar antes", afirmou. Ele estima ao menos três anos para a mudança cultural de todos. 'Mãozinha' será vendida na 25


4 mil multas já foram aplicadas desde 8 de agosto


Desde o início do aperto na fiscalização para quem desrespeita as faixas de pedestres, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) aplicou cerca de 4 mil multas na região central. O balanço foi divulgado na última sexta-feira.


O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, foi ao cruzamento entre as avenidas Paulista e Brigadeiro Luiz Antônio na sexta-feira para acompanhar a circulação dos veículos no local. Segundo ele, esse é o cruzamento com o maior número de atropelamentos na cidade.


"Vamos continuar multando. Infelizmente esse é o instrumento que temos para que as pessoas entendam a importância de respeitar a regra, de respeitar o pedestre", disse o prefeito ao site G1.


O prefeito também afirmou ao site que o número de atropelamentos na cidade caiu 80% de 11 de maio, quando começou a campanha de conscientização, a 10 de agosto, na comparação com o mesmo período do ano passado.


"Gradualmente vamos ampliar a fiscalização, mas ainda não podemos definir um calendário. As decisões serão técnicas e adotadas pela CET", disse Kassab. A expectativa de Marcelo Branco, secretário dos Transportes, é que essa ampliação ocorra até o fim do próximo mês.


Menos atropelamentos


Na Zona Máxima de Proteção ao Pedestre (que inclui o centro e a avenida Paulista), de 11 de maio a 10 de agosto, os atropelamentos cairam 61% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo balanço da CET. No perído foram 13 atropelamentos em 2011 e 33 em 2010. Publicitário morre atropelado na 9 de Julho


O publicitário Rubens César Ribeiro, 50 anos, morreu na noite de quarta-feira, atropelado por uma moto na avenida 9 de Julho.


Rubens era filho de Julio César Ribeiro, fundador da agência de publicidade Talent. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.


Segundo informações do Boletim de Ocorrência, Rubens atravessava a 9 de Julho fora da faixa de pedestres e em local de baixa iluminação, acompanhado do também publicitário Ricardo Migliano, quando foi atingido por uma moto por volta das 20h30. O publicitário ficou gravemente ferido e foi encaminhado para o Hospital das Clínicas, mas não resistiu aos ferimentos.

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário