O primeiro metrô do Brasil

Veja os planos do Metrô da Light em 1920. Sistema aproveitava trilhos de bondes

Notícias
Fotos
 

Fonte: Fundação Energia e Saneamento  |  Autor: Da redação / Mobilize  |  Postado em: 02 de julho de 2013

Metrô da Light em 1920

Metrô da Light em 1920: arquivado por falta de interesse

créditos: Arquivo Fundação Energia e Saneamento

Responsável pela implantação dos primeiros bondes elétricos na cidade de São Paulo, no final do século XIX, a empresa canadense Light & Power Co. lançou em 1920 o Plano Integrado de Transportes, que aproveitava os trilhos urbanos já existente e criava um sistema de transporte rápido, o “Metrô da Light”.


A proposta previa três linhas duplas de alta velocidade que cruzavam a cidade nos sentidos Sudeste, Oeste, Sudoeste e Norte, mas não foi bem acolhida pelas autoridades. 


A linha no sentido norte-sul já tinha um traçado bem próximo ao da atual Linha Azul do metrô e cruzava o centro exatamente sobre o Largo de São Bento, como mostra a ilustração da época

 

O assunto do metrô somente voltaria aos debates nos anos 1950, novamente sem sucesso, e apenas em 1974 a primeira linha começou a operar na capital paulista.


PS.: O leitor Rodrigo Alves de Paula informa via Facebook que o projeto foi rejeitado pela prefeitura porque a Light previa o reajuste da tarifa do bonde em 100% para implantar o sistema.

 

Veja mais imagens de propostas para o metrô de SP


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Emerson - 05 de Julho de 2013 às 19:21 Positivo 0 Negativo 0

O Brasil realmente é um pais muito atrasado mais muito atrasado mesmo , tem coisas que vemos que nos faz sentir vergonha as vezes de ser BRASILEIROS infelismente com o governo que temos é só isto que vemos cada vez nos decepcionamos mais .

Clique aqui e deixe seu comentário