Niterói recebe estudo de viabilidade para o VLT

Projeto em estudo de viabilidade prevê traçado com 16 quilômetros e 20 estações de embarque

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Fonte: O Globo  |  Autor: Soraya Batista  |  Postado em: 04 de julho de 2013

Percursos do VLT de Niterói

Percursos do VLT de Niterói

créditos: Divulgação

 

A prefeitura de Niterói já encomendou um estudo de viabilidade econômica para implantar um veículo leve sobre trilhos (VLT), uma espécie de bonde moderno, ligando os bairros de Charitas e Centro, passando por Icaraí. O novo meio de transporte se unirá aos corredores expressos de ônibus (BRTs) da TransOceânica e da TransNiterói e ao monotrilho, formando assim o Anel de Transporte Estruturante de Niterói, para aliviar os nósdo trânsito na cidade.

 

O projeto do VLT prevê duas ramificações: um conectaria os bairros de Icaraí, Santa Rosa e Jardim Icaraí; e um segundo incluiria a circulação pelo Centro. No traçado mais amplo, o VLT teria um total de 16 quilômetros e 20 estações de embarque, com distância média de 400 metros entre uma e outra.

 

De acordo com o vice-prefeito Axel Grael, que coordena o projeto, a região foi escolhida para receber o VLT por apresentar os maiores índices de densidade populacional, sendo necessário um meio de transporte que permita um grande número de paradas.

 

— As pessoas que utilizam esse tipo de transporte percorrem trechos mais curtos. Então há uma rotatividade maior, e isso viabiliza o projeto — diz.

 

Por Concessão ou PPP

Grael explica que, a partir do estudo de viabilidade econômica, será escolhido o melhor modelo de operação da linha.

 

— Há uma possibilidade de realizarmos uma concessão ou até mesmo uma PPP (parceria público-privada) — adiantou o secretário.

 

Embora o custo final do projeto só seja determinado após o estudo, técnicos da Secretaria de Urbanismo estimam que o valor fique em cerca de R$ 600 milhões.O projeto deverá entrar no orçamento do próximo ano e poderá ser iniciado em 2014 ou 2015.

 

Sem data para ficar pronto

Ainda não há uma previsão de quando o anel de transporte ficará pronto, já que alguns projetos ainda não saíram do papel. A TransNiterói, que ligará o bairro do Largo da Batalha ao Centro, deverá custar cerca de R$ 450 milhões; e, assim como ocorreu com a TransOceânica, a verba para a sua implantação deverá vir do PAC da Mobilidade do governo federal. No entanto, também só deverá ser iniciada em 2014 ou 2015.

 

Já o monotrilho — que substituirá o metrô que ligaria Niterói a São Gonçalo — será construído pelo governo estadual, mas ainda não há previsão de quando isso ocorrerá.


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