RJ Linha 3: obras do metrô entre Niterói e São Gonçalo devem começar em janeiro

Governo federal anuncia liberação de recursos; previsão é gastar R$ 1,7 bilhão

Notícias
 

Fonte: R7  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 28 de abril de 2012

Estações da futura linha 3 do metrô

Estações da futura linha 3 do metrô

créditos: Secretaria de de Estado de Obras do RJ

O governo federal anunciou a liberação dos recursos para a implantação da linha 3 do metrô, ligando Niterói a São Gonçalo, na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Realizado pela Secretaria de Obras no âmbito do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento 2), o metrô será responsável pela integração dos dois municípios, com possível extensão até Itaboraí, onde está sendo construído o Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro). Os investimentos públicos totalizam R$ 1,734 bilhão.
 
 A linha 3 começa na estação Arariboia, em um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. No total, são 22 km, sendo 17,7 km em viadutos e 4,3 km em superfície, ligados por 14 estações.
 
O projeto também prevê um estacionamento e garagem para pequenos atendimentos e reparos, no bairro Barreto, em Niterói, e um Centro de Manutenção, em Guaxindiba, em São Gonçalo, segundo o secretário de Obras, Hudson Braga.
 
  – Em um mês será lançada a modelagem do edital, definindo as regras que a PPP (Parceria Público Privada) terá que seguir. Em outubro, será lançado o edital. Nossa previsão é que em janeiro de 2013 possamos contratar e dar início às obras.
 
O metrô irá garantir o deslocamento intermunicipal de aproximadamente 1,7 milhão de pessoas, população dos municípios beneficiados. Calcula-se que 70% dos usuários da linha 3 terão como destino a cidade do Rio de Janeiro, utilizando a estação Arariboia, a maior do sistema, como estação terminal e de integração com barcas e ônibus municipais e intermunicipais. Cerca de 600 mil passageiros devem passar pelo local por dia.
 
 A outra estação terminal é Guaxindiba, próxima à BR-101, que permitirá a integração com os municípios de Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Magé, garantindo o deslocamento até Niterói e Rio de Janeiro.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

paulo - 29 de Dezembro de 2013 às 18:51 Positivo 1 Negativo 0

Esse Joel santana é um babacão mesmo né

joel Santanna - 12 de Setembro de 2013 às 15:57 Positivo 2 Negativo 5

Graças a Deus os gonçalences deixarão em paz a Alameda São Boaventura. Espero que todos sejam direcionados para o metrô e sumam da Alameda.

LUIZ ALBERTO - 11 de Setembro de 2013 às 12:56 Positivo 2 Negativo 0

Esta implantação seria perfeita se fosse estendidas ate o rio ai sim traria beneficios para este povo sofrido e esquecidos pense NISSO !!!

LUIZ ALBERTO - 11 de Setembro de 2013 às 12:55 Positivo 2 Negativo 0

Esta implantação seria perfeita se fosse estendidas ate o rio ai sim traria beneficios para este povo sofrido e esquecidos pense NISSO !!!

HERMOGENIO SOUZA - 03 de Janeiro de 2013 às 23:18 Positivo 2 Negativo 2

cade a estação de SANTA LUZIA

Páginas:
12

Clique aqui e deixe seu comentário