Haddad está 100% certo

Dados estão mostrando que nos novos corredores --Congonhas direção ao centro, na 23 de maio, por exemplo-- a velocidade dos ônibus duplicou

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Gilberto Dimenstein *  |  Postado em: 08 de agosto de 2013

Somos uma cidade carro-dependente

Somos uma cidade carro-dependente

créditos: Divulgação

 

O prefeito Fernando Haddad está recebendo críticas de motoristas por causa do aumento do trânsito para os carros por causa dos novos corredores de ônibus. Esperem: ele vai apanhar ainda mais.

 

Mas o prefeito não está 99% certo. Está 100% certo.

 

Aliás, é o único resultado até aqui concreto da gestão de Haddad, que ainda está muito longe das promessas de inovação feitas durante a campanha.

 

Dados estão mostrando que nos novos corredores --Congonhas direção ao centro, na 23 de maio, por exemplo-- a velocidade dos ônibus duplicou.

 

Somos uma cidade carro-dependente em que o indivíduo pega o carro até para ir na padaria a duas quadras. Ou não anda 20 minutos para pegar um metrô.

 

O papel dos governos é criar mais estímulo para o transporte público. O que eu incluo melhorar as calçadas para as pessoas caminharem.

 

Como o leitor sabe, sou contra aumento de impostos. Com uma exceção: o pedágio urbano parar tirar o carro na rua e desde que esse dinheiro vá integralmente para o transporte público.

 

Mas sei que vamos ter de aguardar um estadista, desses capazes de contrariar muita gente e pouco preocupado na reeleição.

 

Enquanto isso, cada centímetro ganho para o transporte público deve ser apoiado.

 

*

 

Está mais do que na hora de os poderes públicos estimularem o compartilhamento de carros, o que é muito fácil com os sistemas de geolocalização.

 

Um exemplo é o Caronetas, cada vez mais apoiado por empresas. Veja o projeto

 

*Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.


Leia também:

Usuário terá que repensar uso do carro, diz Haddad 

SP flexibiliza lei Cidade Limpa para incentivar uso de bicicletas 

Sem ciclovia, corredores de ônibus "descumprem" promessa de Haddad 




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

robert - 09 de Agosto de 2013 às 18:54 Positivo 0 Negativo 0

Hahahaha, Haddad, as suas intervenções no transito de SP são uma piada. No meu bairro, Planalto Paulista, está um caos jamais visto. Congestionamentos nunca existentes. É absolutamente equivocado a criação do corredor norte sul.

W - 09 de Agosto de 2013 às 15:04 Positivo 1 Negativo 0

Haddad está 100% errado! Medida autoritária, paliativa, nao substitui o investimento no metro, prejudica a maioria dos cidadãos em nome do ideário socialista petista. Porque Haddad não vai de ônibus ao trabalho? Ele usa carro oficial.

Clique aqui e deixe seu comentário