TCM libera Haddad a refazer concessão de ônibus por 20 anos em SP

Por vários meses suspensa, licitação poderá ser retomada agora pela Prefeitura de SP, mediante o atendimento de 13 exigências do Tribunal de Contas

Notícias
 

Fonte: Isto É  |  Autor: Isto É  |  Postado em: 14 de julho de 2016

 

Prefeitura já está liberada para publicar o edital de licitação dos ônibus da capital. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil 

 

Depois que quase oito meses de suspensão, o Tribunal de Contas do Município (TCM) liberou a Prefeitura de São Paulo para retomar o processo de licitação que irá reformular o sistema de ônibus da cidade. Mas o órgão fez 13 exigências à gestão Fernando Haddad (PT) antes de permitir que a Prefeitura lance outro edital de licitação.

 

“A Prefeitura de São Paulo comemora finalmente a liberação do edital de licitação de Transporte Público e informa que fará todos os ajustes sugeridos pelo Tribunal de Contas de forma a empreender a transformação necessária no transporte coletivo da cidade o mais rapidamente possível”, informou a gestão Haddad, em nota.

 

A licitação é de R$ 140 bilhões. Prevê repassar a concessão das mais de 1,5 mil linhas da cidade para empresas privadas por um prazo de 20 anos, com a possibilidade de prorrogação por mais 20.

 

Por causa da suspensão imposta pelo TCM, após o conselheiro Edson Simões apontar 49 irregularidades no processo original, a Prefeitura vinha mantendo os ônibus rodando na cidade por meio de contratos emergenciais, sem licitação. De novembro em diante, a Prefeitura foi respondendo um a um os questionamentos, até o órgão entender, em votação nesta quarta-feira (13), que o processo poderia ser retomado – desde que houvesse outros ajustes.

 

Entre janeiro e junho, o repasse às empresas, por meio dos contrato de emergência, gerou um custo de R$ 921 milhões à cidade, segundo o TCM, o que representou aumento de 50% em relação aos valores pagos no mesmo período de 2015.

 

A gestão Haddad vinha argumentando que a manutenção dos contratos antigos era a principal causa da explosão de gastos de recursos do Tesouro para subsidiar a frota de ônibus. A nova concessão, que foi desenhada após uma auditoria das contas do sistema, pretende reduzir a taxa de retorno das empresas. A auditoria foi uma das respostas aos protestos contra aumento da tarifa em 2013.

 

Em síntese, os pontos levantados pelo TCM são de exigências de mais itens objetivos para quantificar a qualidade de prestação do serviço dos ônibus, de forma que gestões futuras também possam avaliar a qualidade do serviço. Mas o órgão também vinculou a remuneração das empresas ao cumprimento desses pontos de avaliação, como quantidade de partidas e intervalos médios entre ônibus.

 

Ainda não há data para a nova licitação ser publicada.

 

Leia também:

TCM suspende licitação do serviço de ônibus em São Paulo 

TCM barra novas tecnologias nos ônibus de São Paulo

Decreto de edital de licitação de ônibus em São Paulo é publicado


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário