O governador Sérgio Cabral incubiu na quarta-feira a Secretaria Estadual de Obras da implantação da Linha 3 do Metrô, que vai ligar a capital do estado a Itaboraí, na área do Complexo Petroquímico do Estado do Rio (Comperj).
A previsão é de que as obras sejam iniciadas no final deste ano e sejam concluídas em 2014. O primeiro trecho, de Niterói até Itaboraí, será de 23 quilômetros e irá transportar 350 mil passageiros, conforme cálculos da Secretaria Estadual de Transportes, que também divulgou um vídeo do projeto da nova linha.
De acordo com o projeto, o metrô que passará pelo trecho será de superfície e partirá da Estação Araribóia, em Niterói. Faz parte do projeto a construção de um terminal intermodal no Centro, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, no lugar do atual Terminal Rodoviário João Goulart, que será demolido.
O novo terminal servirá também para linhas de ônibus e barcas ligando Niterói ao Rio de Janeiro.
O secretário de Transportes, Julio Lopes, informou que o governo possui R$ 1,010 bilhão em caixa para as obras. A Secretaria de Obras informou que aguarda o Tribunal de Contas da União liberar o edital da Linha 3 do Metrô para iniciar as obras.