O Procon fez durante toda a madrugada de quarta-feira (9) mais uma vistoria em três garagens de empresas de ônibus do Rio. Como mostrou o Bom Dia Rio, 28 veículos foram lacrados durante a madrugada.
Na garagem da empresa Santa Maria, em Curicica, na Zona Oeste, os ônibus estavam prontos para circular. Mas antes de seguir viagem, eles tiveram que passar pelo crivo dos fiscais do Procon. No primeiro coletivo vistoriado, foram encontrados problemas: as alavancas que acionam as saídas de emergência estavam sem os lacres de proteção e não havia os selos que comprovavam a dedetização.
Durante a vistoria, os fiscais também descobriram uma irregularidade no elevador de acessibilidade de um veículo. O problema se repetiu em outros ônibus examinados pelos agentes.
Alguns ônibus estavam com problemas na documentação. O certificado de registro e licenciamento de um veículo, por exemplo, tinha vencido há dois anos. Outro veículo tinha um banco com o assento completamente solto.
Os ônibus interditados só poderão voltar a circular depois que a empresa comprovar que solucionou os problemas encontrados durante a fiscalização.
Segundo o diretor de fiscalização do Procon, Fábio Domingos, três empresas foram vistoriadas: uma na Baixada Fluminense, outra no Rocha e uma em Jacarepaguá. “A fiscalização faz parte de uma linha de ação determinada pela Seprocon, onde a secretária Cidinha Campos determinou que nós fossemos em todas as empresas de ônibus no estado do Rio de Janeiro”, afirmou Domingos. Mais de 55 empresas já foram visitadas.
Leia também:
Pessoas precisam voltar a se apropriar dos espaços públicos
Rio lança ferramenta para denúncias de irregularidades no transporte público
Fotógrafo acompanha rotina do metrô no Rio