Volkswagen produzirá ônibus elétricos no Brasil em 2024

Com autonomia de até 250 km, capacidade de 22 t e tecnologia que permite reduzir o desgaste dos freios, o e-Volksbus será fabricado na VWCO de Resende (RJ)

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Fonte: Mobilize Brasil/ VWCO  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 12 de março de 2024

e-Volksbus, primeiro ônibus elétrico da Volkswagen

e-Volksbus, primeiro ônibus elétrico da Volkswagen no Brasil

créditos: Roberto Marinho/Divulgação

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) anunciou nesta terça-feira (12) que produzirá seu primeiro modelo de ônibus elétrico, 100% feito no país, ainda no segundo semestre. 

 

O veículo, batizado e-Volksbus, está em desenvolvimento no centro de engenharia da VWCO, em Resende (RJ), unidade que também está projetando o primeiro caminhão elétrico no Brasil, o e-Delivery. 

 

Os testes com o ônibus elétrico da montadora alemã tiveram início em maio do ano passado. O modelo para uso urbano tem autonomia de até 250 km, capacidade de 22 toneladas e, segundo a Volkswagen, possui sistema de carregamento voltado ao período noturno para maximizar a produtividade.

 

A novidade foi anunciada no fórum 'RJ Eletromobilidade - Nova Matriz Energética e o Futuro do Transportes Rodoviário por Ônibus no Estado do Rio de Janeiro', organizado pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ).

 

Protótipo

O novo veículo tem sistema de frenagem regenerativa, recurso que permite aumentar a autonomia da bateria e reduzir o desgaste dos freios, segundo a fabricante. Já o sistema Eco-Drive Mode adapta o consumo de energia do ônibus. 

 

Além disso, o e-Volksbus tem proteção contra inundação (recurso importante em tempos de mudanças climáticas) e será equipado com sistema de ajoelhamento para facilitar a acessibilidade dos passageiros e a suspensão pneumática integral.

 

Ainda na fase protótipo, o modelo utiliza uma solução de arquitetura modular para veículos elétricos, que permite produzir desde um micro-ônibus de 9 m até um superarticulado de 23 m. Essa configuração permite dividir o veículo em três módulos principais: módulo frontal, módulo central e módulo traseiro.

 

Investimento 

No início de fevereiro, a Volkswagen anunciou R$ 16 bilhões em investimentos no Brasil até 2028, para a fabricação de 16 novos modelos de veículos, incluindo híbridos, total flex e 100% elétricos. O montante representa um incremento de R$ 9 bilhões em relação ao plano de investimentos em curso, de 2022 a 2026.

 

O anúncio ocorreu após o governo federal lançar iniciativas de apoio ao setor automotivo nacional e à descarbonização da indústria. Segundo a montadora, os projetos no Brasil estão alinhados com sua meta global de se tornar neutra em carbono até 2050.

 

Também em fevereiro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o empréstimo de R$ 500 milhões para o projeto de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para veículos híbridos/flex e eletrificados da Volkswagen no Brasil.

 

Os recursos fazem parte do programa BNDES Mais Inovação, com custo financeiro em taxa referencial (TR). Segundo o banco, o financiamento está alinhado com a Nova Indústria Brasil, que prevê aportes para sistemas de mobilidade sustentáveis.

 

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