Os 76 ônibus entregues em 1º de agosto deste ano pelo Ministério da Educação para a Secretaria de Educação do Distrito Federal estão parados há dois meses na garagem da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB).
A secretaria adquiriu 106 veículos com recursos do GDF e do governo federal, dos quais 76 foram entregues entre junho e julho. O custo da compra foi de R$ 19 milhões.
De acordo com a Secretaria de Educação, os veículos não estão funcionando porque o governo ainda está concluindo o contrato com a TCB, empresa que vai operar os ônibus. Segundo a pasta, o GDF não possui equipe própria, e por isso a empresa vai fornecer a equipe de monitores e motoristas responsáveis pelo transporte.
No DF, cerca de 590 ônibus fazem o transporte escolar de aproximadamente 40 mil alunos. Os ônibus foram adquiridos para aumentar a frota atual, e não para substituir os veículos que já estão em circulação. Com todos os veículos em operação, a previsão é que 700 ônibus façam o transporte dos alunos no Distrito Federal.
Leia também:
Dia Mundial Sem Carro reúne ciclistas no Eixão, em Brasília
Paradas de ônibus em Brasília (DF) oferecem biblioteca popular sem burocracia
Conselho das Cidades recebe proposta de fundo para o transporte sobre trilhos