Madonna de Ghisallo:
Você conhece a padroeira dos ciclistas?

Capela na Lombardia, Itália, se tornou local de peregrinação de ciclistas de todo o mundo. Madonna é lembrada na convocação de bicicletadas, na próxima sexta-feira (30)

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/Wikipedia  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 23 de março de 2018

Madonna de Ghisallo, a padroeira dos ciclistas

Imagem estilizada da Madonna

créditos: Reprodução

No próximo dia 30, Sexta Feira da Paixão, será realizada mais uma Bicicletada Massa Crítica. Trata-se de um evento mundial, que ocorre sempre na última sexta-feira do mês. Neste ano, como a data com a "sexta-feira santa", algumas páginas nas redes sociais destacaram a figura legendária de Nossa Senhora de Ghisallo, que é considerada a padroeira católica dos ciclistas.

 

Madonna di Ghisallo é nome de uma colina na região da Lombardia, norte da Itália. A colina foi batizada após uma "aparição da Virgem Maria" ao Conde Ghisallo que, na Idade Média, ao ser atacado por bandidos, se refugiou em uma capela e lá viu sua imagem.


 Capela de Ghisallo: o interior do templo se tornou uma espécie de museu do ciclismo


Como a região fazia parte do Giro di Lombardia, importante prova ciclística italiana, o padre local, Ermelindo Viganò, propôs que a santa fosse declarada padroeira dos ciclistas. A sugestão foi acatada pelo Papa Pio XII e a igreja de Nossa Senhora de Ghisallo foi consagrada oficialmente em 1949. 
 

O santuário se tornou um centro de romaria de ciclistas do mundo todo e acabou se transformando em um pequeno museu do ciclismo. As paredes da capela são adornadas por camisas de ciclistas famosos, flâmulas de equipes, além de fotos e bicicletas, dentre as quais se destaca a do ciclista italiano Fabio Casartelli, campeão olímpico de 1992, em Barcelona, e que morreu durante uma etapa do Tour da França em 1995. Com o tempo, a coleção da capela ficou tão grande que, ao seu lado, foi criado o Museu do Ciclismo para guardar parte do acervo.
 

Na capela há também uma chama eterna, em homenagem a todos os ciclista que já morreram.
 













Leia também:
Bicicleta não é só mobilidade urbana...
Luxemburgo terá rede de bicicletas elétricas em julho
A Pé e por Bicicleta - Como conviver e planejar?
Bicicleta é o meio de transporte que mais cresce em Portugal

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

ROBERTO CARLOS DA SILVA - 09 de Junho de 2022 às 07:25 Positivo 0 Negativo 0

Como adquirir as coisas dela eu não sei mas, se vc quiser conhecer a versão brasileira é só fazer o circuito "Vale Europeu" e parar na cidade de Ascurra, onde ha um monumento em sua homenagem!

ROSEMARY SANTANA - 28 de Março de 2021 às 03:00 Positivo 0 Negativo 0

Como faço para adquirir uma imagem da Madonna Grisselo?

Clique aqui e deixe seu comentário