De acordo com a Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros (Anatrip), pelo menos 4 mil moradores de Planaltina, uma cidade do Entorno do Distrito Federal, utilizam diariamente grupos e redes sociais para conseguir carona ou transporte pago. O fato se dá pela precariedade do sistema público que induz a população a buscar alternativas mais baratas, seguras, eficientes ou confortáveis para seus deslocamentos.
Dados da Anatrip revelam que a linha Planaltina (GO)-Brasília teve uma redução de quase 50% no número de passageiros transportados de 2018 a 2025. Segundo matéria veiculada no jornal Metrópoles, moradores das comunidades do Entorno enviam mensagens oferecendo ou procurando alguém que faça o mesmo percurso que o seu. Assim que o dono do veículo encontra o passageiro, ou vice-versa, estabelecem o valor, quando este já não for pré-estabelecido, caso a carona tenha um custo.
Em entrevista ao jornal, o secretário-executivo da Anatrip, Gabriel Oliveira, afirmou que não há subsídios governamentais para a tarifa no Entorno, fazendo com que o passageiro tenha que arcar com o valor integral da passagem, ao contrário do DF. “O aumento dos custos, como os de combustível, manutenção e salários, pressiona as empresas. A ausência de um sistema de subsídios, como o existente no DF, agrava a situação, pois o modelo atual transfere o impacto das oscilações de custos para os passageiros”, ressaltou.
Leia também:
Metrô-DF testa acesso por biometria da mão - Mobilize Brasil
DF terá ônibus e metrô de graça aos domingos e feriados
Mobilidade no DF segue restrita para pedestres e ciclistas
E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!
