Rio: Pesquisa aponta o principal problema de mobilidade em Petrópolis-RJ

Mais de 30% dos moradores do Centro Histórico de Petrópolis, Região Serrana do Rio, apontaram o congestionamento como principal problema de mobilidade no município

Notícias
 

Fonte: G1 Região Serrana  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 25 de novembro de 2013

Petrópolis sofre com os congestionamentos

Petrópolis sofre com os congestionamentos

créditos: Divulgação

 

Mais de 30% dos moradores do Centro Histórico de Petrópolis, Região Serrana do Rio, apontaram o congestionamento como principal problema de mobilidade no município. O resultado é fruto de uma pesquisa feita pela prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, e da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) sobre mobilidade urbana, que foi divulgada nesta semana. Foram entrevistadas 387 pessoas, dentre as quais 25,2% indicaram a expansão do transporte coletivo como uma das soluções para o problema.

 

Com o resultado da pesquisa, foram colhidas informações sobre os hábitos e as soluções esperadas pelos petropolitanos para o trânsito e o transporte. A pesquisa apontou que mais da metade dos entrevistados, 53,2%, utilizam o carro pelo menos uma vez por semana. Entre os outros meios de transporte mais usados, o transporte coletivo foi apontado por 41,1% das pessoas e 38% disseram que se locomovem a pé.

 

Outro ponto abordado no questionário revelou que 12% dos entrevistados fazem o uso de bicicletas. Esse foi um dos dados considerados importantes para o coordenador da pesquisa, o assessor de planejamento da Secretaria, Rodrigo Xavier.

 

“É importante pensar que a mobilidade urbana sustentável é focada no deslocamento dos pedestres, e não de automóveis. A pesquisa é uma oportunidade de saber como o cidadão petropolitano, principalmente o do Centro Histórico, vê a mobilidade urbana da sua cidade. Qualificar calçadas é hoje um dos maiores desafios da mobilidade urbana em Petrópolis”, disse Rodrigo, que lembrou que 7% dos entrevistados reclamaram do estado de conservação das calçadas.

 

Em relação ao tempo de deslocamento entre casa e trabalho, 30,5% afirmaram que levam menos de 15 minutos, 27% disseram que demoram entre 15 e 30 minutos, 23,1% levam de 30 a 45 minutos, e 14,5% responderam que demoram até uma hora. Outros 4,8% não responderam. A prefeitura planeja, ainda, um estudo sobre a mobilidade urbana em todo o município.

 

Leia também:

Nem carros, nem metrô - cidades têm que incentivar pedestres 

É plausível ampliar linhas do metrô no Rio de Janeiro 

No Rio de Janeiro, motoristas de ônibus denunciam más condições de trabalho e práticas abusivas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário