Ipea sugere desoneração do serviço para oferecer transporte gratuito para classes baixas

Desde as manifestações durante os meses de junho e julho que reivindicaram melhorias no transporte público e passe livre, avanços iniciais já estão aparecendo

Notícias
 

Fonte: Agência T1  |  Autor: Danielle Sousa  |  Postado em: 28 de novembro de 2013

A ideia é diminuir o valor das tarifas

A ideia é diminuir o valor das tarifas

créditos: Pedro Rezende

 

Desde as manifestações durante os meses de junho e julho no país reivindicando, em sua grande parte, melhorias no transporte público e passe livre, avanços iniciais já estão aparecendo. O estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) “Transporte Integrado Social” é fruto desses resultados e sugere a isensão das tarifas de 7,5 milhões de pessoas que não têm acesso ao transporte.

 

O estudo afirma que o sucesso do pacto de mobilidade urbana só acontecerá quando diversos setores da sociedade busquem transformações no cenário, algo que ainda não está acontecendo.

 

Além dos investimentos em infraestrutura, é preciso também investir em um sistema de transporte para melhorar as questões de mobilidade e encerrar um ciclo vicioso para dar início a um virtuoso. De acordo com o estudo, “é preciso reduzir, sobretudo, o tempo gasto no transporte, o que implica redução de custos, maior atratividade do sistema, novas reduções”.

 

A PEC 90/11, recentemente aprovada na Câmara dos Deputados, que institui a mobilidade urbana como direito social foi um dos temas abordados na nota técnica. Dentro desse contexto, o Ipea sugere o Transporte Integrado Social (TIS), que propõe que as gratuidades e busca por maior acessibilidade ao transporte público sejam associados a mecanismos de desoneração nos três níveis da federação, garantindo preço justo, qualidade de serviço e processo licitatório.

 

A ideia é diminuir o valor das tarifas ao desonerar completamente o serviço de transporte público, por ser considerado essencial, e institui gratuidades sociais que se transformam investimentos no sistema para melhoras ou em outras diminuições de tarifa.

 

Na proposta, a gratuidade seria paga com o orçamento da União e como não há custo significativo de cobrança tributária ao instituir desonerações, a União teria um gasto praticamente zero. Porém, é preciso que a desoneração da tarifa seja ampla para que os ônus da gratuidade não recaia apenas para a União.

 

Leia também:

Mobilidade urbana: políticas incentivam uso do transporte individual 

Os custos dos congestionamentos 

Brasileiro gasta (em média) 30 minutos para ir ao trabalho 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário