Bogotá terá uma semana sem carro

Capital da Colômbia é palco de mobilização pelo uso da bicicleta. Evento acontece a partir de 6 de fevereiro

Notícias
 

Fonte: 2Orillas  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 04 de fevereiro de 2014

Durante cinco dias bicicletas dominarão as ruas de

Durante cinco dias bicicletas dominarão as ruas de Bogotá

créditos: Colprensa


Empresas de Bogotá, na Colômbia, concordaram em apoiar a proposta feita pela organização Mejor en Bici, de que o Dia sem Carro se estenda por uma semana, a partir desta quinta-feira, 6 de fevereiro. Segundo o jornal "Las 2 Orillas", as empresas Sura, Pacific Rubiales, Universidad Javeriana, Equión, Unilever, Diageo e Seguros Bolívar já manifestaram apoio à ideia. Na Colômbia, diferentemente do Brasil, o Dia sem Carro acontece em fevereiro e geralmente mobiliza centenas de empresas e milhares de pessoas nas principais cidades.



Para implementar a proposta do Mejor en Bici, os empregados e diretores dessas empresas usarão a bicicleta durante cinco dias, fazendo o percurso casa-trabalho. Foram desenhadas três grandes rotas (ver mapa abaixo), a do Norte, do Centro, e Salitre, que contarão com segurança e assistência em caso de algum acidente ou qualquer imprevisto. "Este projeto está dirigido a pessoas que não usam a bicicleta habitualmente. Esperamos que com essa experiência eles se convertam em ciclistas frequentes", explica Andrés Vergara, miembro da Mejor en Bici.


Segundo o jornal colombiano, os moradores de Bogotá perdem aproximadamente 22 dias por ano no trânsito, tempo que poderiam gozar como férias, por exemplo. A proposta da organização Mejor en Bici é promover o uso de um meio de transporte sustentável, além de garantir mais saúde e mobilidade. O uso da bicicleta reduz o tempo perdido em engarrafamentos, melhora a saúde das pessoas, reduz as emissões de CO2 e o stress.


“Está comprovado que o uso da bicicleta faz as pessoas se sentirem mais felizes e, acima de tudo, melhora seu rendimento, porque quando pedalamos, perdemos menos tempo no trânsito e há menos gastos”, enfatiza Diego Ospina Casto, gerente da Mejor en Bici.

A municipalidade de Bogotá. irá habilitar 376 quiilômetros da rede de ciclorroras e ciclovias especialmente para o evento desta semana.

 

 Mapa rutas Semana sin carro

 

Leia também:

"Se a cidade é boa para os mais pobres, as crianças e os mais fracos, então é boa para todos!"

Bogotá dá exemplo de transporte mais limpo

Cidades da América Latina pedalam por um mundo sem carros


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário