Metrô de Fortaleza treinará funcionários no Metrô de São Paulo

O acordo foi publicado no início de setembro no Diário Oficial do Estado e tem duração de 60 meses.

Notícias
 

 |  Autor: Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza  |  Postado em: 23 de setembro de 2011

Metrô de SP

Metrô de SP

créditos: reidadcocadapreta.com.br

No início de novembro, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor vai enviar um grupo de funcionários com perfil de instrutores para treinamento no Metrô de São Paulo. A ação é uma das previstas no convênio de cooperação e integração técnica-científica e operacional entre o Metrô de Fortaleza e o Metrô de São Paulo. A parceria vai permitir ainda apoio técnico à consolidação e desenvolvimento de tecnologias voltadas à operação do Metrô de Fortaleza; transferência de materiais ou equipamentos por empréstimo ou outro ajuste; e assessoria e consultoria em diversas áreas, tais como diagnóstico e estudo de planejamento de transporte público, estudos de política e sistemas tarifários; integração dos serviços de transporte.

 
A diretora de Gestão Empresarial do Metrô de Fortaleza, Cissa Maia, diz que a parceria com o Metrô de São Paulo foi buscada por esse ser o sistema metroviário mais avançado do País. “Eles possuem a melhor tecnologia, um sistema rápido e de alta higiene”, elogia.
Ela acrescenta que além do convênio com o Metrô de São Paulo, o Metrofor possui também parcerias com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), também referência no ramo de transporte ferroviário, e a Superintendência de Trens Urbanos do Recife – METROREC. Na capital pernambucana, 35 funcionários do Metrô de Fortaleza já foram treinados. “O sistema do METROREC é bem semelhante ao nosso”, diz Cissa.
 

Segundo a diretora, todos os convênios firmados visam à capacitação de pessoal e à troca de experiências entre as empresas e o Metrô de Fortaleza. “O nosso objetivo é adquirir o conhecimento na visão metroviária e o rigor no treinamento voltado ao início da operação do Metrô de Fortaleza”, avalia Cissa Maia.
 

Na última segunda-feira, o presidente do Metrô de São Paulo, Sérgio Avelleda, integrou uma comitiva que visitou as obras da Linha Sul do Metrô de Fortaleza e destacou a parceria com o Metrofor. “Estamos à disposição para ajudar no que for preciso. Através do convênio, vamos enviar técnicos e engenheiros que vão ajudar no início da operação do Metrô de Fortaleza”, diz. Além de Avalleda, estiveram presentes na visita o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes; o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Bandeira, e o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes.
 

A primeira linha de Metrô de Fortaleza ligará o município de Pacatuba, na Região Metropolitana, ao centro da Capital. Serão 24,1 quilômetros de extensão e ao todo 20 estações. Atualmente, mais de 90% das obras civis estão concluídas. Até o fim deste ano, elas devem ser finalizadas. No primeiro semestre de 2012, parte da Linha Sul deve entrar em testes com passageiros. A previsão é que até o fim do próximo ano, seja iniciada a operação comercial. A Linha Sul terá um investimento total de cerca de R$ 1,7 bilhão, contabilizando recursos da União e do Estado.

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário