Veja como a bike é encarada em Nagoia, no Japão

Usar a bicicleta para ir ao trabalho é a nova onda entre os japoneses

Notícias
 

Fonte: Terra  |  Autor: Lygia Haydée  |  Postado em: 10 de março de 2014

Tsukinista é quem usa a bike para ir ao trabalho

Tsukinista é quem usa a bike para ir ao trabalho

créditos: Ricardo Matsukawa / Terra

 

Tsukinistas. A palavra japonesa é a nova onda em Nagoia. Tsukinista é quem usa a bike para ir ao trabalho, hábito que vem crescendo a olhos vistos na cidade. Nagoia vem trabalhando duro para construir ciclovias, garantindo a segurança dos ciclistas, mas uma questão ainda restringe e desestimula bastante os japoneses a pedalar: as leis de trânsito do país classificam a bike como um veículo leve, ou seja, como um carro pequeno de passeio, o que significa que a turma do pedal é obrigada a circular nas ruas, junto com os carros. E não é todo mundo, claro, que se sente apto para fazê-lo, até porque a segurança não é das melhores.

 

Para prevenir e reduzir acidentes, a prefeitura passou a pintar faixas de diferentes cores nas ruas exclusivas para o uso de bicicletas, mas a iniciativa ainda está bem no início: há apenas pouco mais de 4 km de ciclofaixas. Planeja-se adicionar outros 20 km de vias nos próximos anos.

 

Outra forma de estímulo encontrada pelas autoridades foi dobrar o reembolso dos funcionários públicos que pedalam para o trabalho e cortar pela metade o daqueles que moram até 5 km da prefeitura e que vão de carro. Com isso, mais e mais gente aderiu à ideia das duas rodas. Em 2000, apenas 825 se dirigiam ao trabalho de bicicleta. Em 2012, já eram 2056.

 

Leia também:

Governo do Japão estuda criar Ministério da Promoção da Bicicleta 

Mobilidade urbana vira assunto das montadoras 

Míni da Honda aponta novo conceito de mobilidade urbana 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário