Eco-Cycle: o estacionamento subterrâneo para bikes

Sistema japonês garante que até 144 bicicletas sejam guardadas com muita segurança nas ruas

Notícias
 

Fonte: Tec Mundo  |  Autor: Renan Hamann  |  Postado em: 06 de dezembro de 2012

No futuro, sistema pode ser empregado também para

No futuro, sistema pode ser empregado também para carros

créditos: Reprodução/The Giken Company

 

No Japão, um dos meios de transporte mais populares é a bicicleta, que é utilizada por jovens e adultos para irem às universidades, escolas e até mesmo ao trabalho. Mas, assim como no Brasil, não é sempre que os ciclistas conseguem encontrar locais seguros para deixar as suas bicicletas enquanto estão trabalhando e estudando. Outro problema é o preço muito alto por terrenos japoneses, o que dificulta a construção de bicicletários.

 

Para resolver esse problema, uma empresa japonesa chamada The Giken Company decidiu criar um novo sistema capaz de armazenar as bicicletas no subterrâneo das cidades. Trata-se do Eco-Cycle, que garante muito mais facilidade e segurança para os ciclistas do Japão. Cada estação garante que até 144 bicicletas sejam guardadas em vagas que ficam até 10 metros abaixo do solo.

 

O funcionamento delas é relativamente simples. Assim que o ciclista chega em frente à porta de entrada do Eco-Cycle, um dispositivo é acionado para puxar a bicicleta para dentro. Lá, mecanismos complexos identificam uma vaga livre e colocam o meio de transporte no local correto, garantindo que ela fique livre dos perigos das ruas e das alterações do tempo.

 

Quem pode utilizar o Eco-Cycle?

Os japoneses que quiserem utilizar as estações precisam se cadastrar previamente no serviço, assinando um contrato e recebendo um cartão de acesso. É com esse cartão que o sistema identifica o usuário e a vaga reservada para a bicicleta. Na hora de retirar a bike do estacionamento, o processo é o oposto. Basta encostar o cartão na área de identificação e aguardar até 17 segundos para a retirada da bicicleta. O serviço custa cerca de R$ 60 por mês, mas estudantes podem pagar apenas metade desse valor.

 

Leia também:

Balanço do evento BiciRio, realizado entre 23 e 25 de setembro 

Cidade chinesa suspende tarifa de ônibus 

Na Espanha, Dilma vai negociar trem-bala 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário