Ônibus elétricos chineses estreiam na Grande Curitiba

A ligação entre São José dos Pinhais e Curitiba agora pode ser realizada por meio de ônibus com tração 100% elétrica

Notícias
 

Fonte: Gazeta do Povo  |  Autor: Raphael Marchiori  |  Postado em: 02 de abril de 2014

Veículos têm ar-condicionado e internet sem fio

Veículos têm ar-condicionado e internet sem fio

créditos: Roberto Dziúra/Prefeitura de São José dos Pinhais

 

Começaram a circular na última semana dois novos veículos com a tecnologia de tração 100% elétrica em uma das linhas que ligam os municípios de São José dos Pinhais e Curitiba. De origem chinesa, os modelos ficarão à disposição da população durante seis meses, em um período de testes sem custo para o governo do estado ou para a empresa responsável pela operação.

 

De acordo com a prefeitura de São José dos Pinhais, os ônibus irão circular, em média, 300 km por dia e transportarão 700 pessoas nesse período. A capacidade desses veículos é similar à dos convencionais, com 70 a 80 pessoas por viagem, mas eles contam com ar-condicionado e internet sem fio.

 

Apesar de a tração ser 100% elétrica, a energia dos BioBus, como eles foram batizados, é fornecida por um sistema de armazenamento da carga das frenagens e também por um gerador interno a diesel. Esse gerador somente é acionado quando há necessidade de carga. No caso do Hibribus, modelo que já circula em Curitiba, o acionamento do motor a diesel ocorre quando há necessidade de aceleração acima de 20 km/h.

 

Expectativa

Segundo a Auto Viação São José – empresa responsável pela operação da linha entre o Terminal Central de São José dos Pinhais e o Terminal do Guadalupe, em Curitiba – a expectativa é de que o consumo de diesel seja 30% menor do que em veículos similares, pois o gerador ficaria desligado por mais de 50% da viagem.

 

Os veículos foram produzidos pela empresa CSR Times Electric Vehicle LTDA e importados pela IFX Hybbus, cujo sócio é Dante Franceschi – segundo notas do governo estadual e do município de São José dos Pinhais. A família Franceschi é responsável pela operação da Auto Viação São José e integra o conselho fiscal do Setransp – sindicato das empresas de ônibus.

 

O custo dos veículos não foi divulgado por nenhuma das partes, mas a Auto Viação São José informou que a intenção da empresa com o empréstimo dos veículos é analisar o benefício de custo operacional deles e, sendo o caso, produzi-los no Brasil. Essa não é a única companhia chinesa a adotar essa estratégia no Brasil. Antes dela, a BYD já havia anunciado período de testes de seus ônibus elétricos em Palmas (TO) e a Sunglong Bus em Juiz de Fora (MG).

 

A prefeitura de São José dos Pinhais, o governo do Estado e a empresa afirmaram que a utilização dos novos veículos não trará custos adicionais à tarifa paga pelos usuários.

 

Leia também:

Câmara de Curitiba analisa texto que permite regras próprias para metrô 

Curitiba quer revitalizar calçadas, implantar calçadões e nova legislação 

Bicicleta como meio de transporte é tema de debate em Londrina (PR) 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário