Como incentivar o uso da bicicleta nas comunidades

Embarq e IAB/RJ lançam publicação para estimular o uso da bike nos bairros populares do país

Notícias
 

Fonte: Embarq Brasil  |  Autor: Embarq Brasil*  |  Postado em: 16 de maio de 2014

Como incentivar o uso da bicicleta nas comunidades

Bicicletas em Vicente de Carvalho, Guarujá-SP

créditos: G1


Na próxima terça-feira (20) será lançado o Manual de Projetos e Programas para Incentivar o Uso de Bicicletas em Comunidades, publicação resultante de um estudo da Embarq Brasil em parceria com o IAB-RJ. O lançamento será realizado Instituto de Arquitetos do Brasil, no Rio de Janeiro, no Beco do Pinheiro, Flamengo, Rio de Janeiro. 

 

Em 125 páginas, o trabalho reúne experiências bem sucedidas na área da mobilidade urbana sustentável e da utilização da bicicleta como meio de transporte. O projeto tem apoio das secretarias municipais de Habitação e de Meio Ambiente do Rio de Janeiro e foi financiado pela Bloomberg Philanthropies.
 

Entre os conteúdos, são apresentadas as necessidades básicas dos ciclistas, os elementos básicos do sistema cicloviário, diversos projetos de infraestrutura e de conexão com a cidade e os efeitos de uma estrutura organizada e bem construída.
 

“O manual traz especificações de uma infraestrutura segura para ciclistas, que pode ser implantada dentro da comunidade, seja ela plana ou inclinada. Traz diversas maneiras de assegurar a sensação de pertencimento necessária para que a área urbana reestruturada seja efetivamente utilizada, trazendo melhoria na qualidade de vida”, explica Paula Santos da Rocha, da Embarq Brasil.
 

O objetivo do manual é aumentar o uso de bicicletas em comunidades, "evitando que as pessoas migrem para outros modos de transporte,  como motocicletas e automóveis”, explica Paula.
 

Montezuma e a experiência de Bogotá
Durante o evento de lançamento, haverá uma apresentação de Ricardo Montezuma, convidado especialmente para apresentar o exemplo de mobilidade de Bogotá, considerado hoje um dos modelos mais inovadores no mundo.
 

Montezuma é conhecido por atender diversas entidades internacionais, como Banco Mundial, ONU (Habitat, PNUD e PGU) e o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, desenvolvendo projetos e oferecendo suporte na implantação de políticas públicas voltadas às questões de mobilidade urbana e qualidade de vida da população. Ele também é professor titular da Universidade Nacional da Colômbia e diretor-executivo da Fundação Cidade Humana, em Bogotá.
 

Entre seus principais estudos estão “Transportes urbanos: organização, gestão e os processos de urbanização de Bogotá”, que lhe rendeu um título de PhD em Urbanismo pela Ecole Nationale des Ponts et Chaussées, em Paris, além de outros 12 livros relacionados ao tema do desenvolvimento sustentável e humanização das cidades. Montezuma também foi um dos responsáveis pelo projeto do TransMilenio, em Bogotá, e tem acumulado diversos prêmios por sua valiosa contribuição para a construção de cidades mais justas.

 
Serviço
Lançamento do Manual de Projetos e Programas para Incentivar o Uso de Bicicletas em Comunidades
Data: 20 de maio de 2014
Horário: Das 9h às 12h
Local: IAB-RJ (Beco do Pinheiro, 10, Flamento, Rio de Janeiro

*Edição: Marcos de Sousa / Mobilize Brasil 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário