RS: Bicivates já soma mais de 1.300 empréstimos de bicicletas

Com pouco mais de um mês em funcionamento, o sistema de compartilhamentos de bicicletas da Univates - o Bicivates - já conta com cerca de 1.700 usuários cadastrados

Notícias
 

Fonte: Folha do Mate  |  Autor: Fernando Uhlmann  |  Postado em: 27 de junho de 2014

Até o momento são 1.700 usuários cadastrados

Até o momento são 1.700 usuários cadastrados

créditos: Reprodução

 

Até o momento, as bicicletas já foram emprestadas mais de 1.300 vezes, sendo a maioria das retiradas feitas entre os turnos tarde e noite.

 

A utilização das bicicletas não se limita apenas a deslocamentos dentro do câmpus, pois elas também estão sendo retiradas aos finais de semana para passeios externos - sempre dentro do tempo máximo de utilização de duas horas. Um exemplo é o estudante do curso de Logística Jonatas Oliveira, que costuma aproveitar a oportunidade para passear de bicicleta com sua namorada, Bruna Laís Alves, estudante de Jornalismo.

 

Oliveira conta que gosta muito de pedalar e utiliza sua bicicleta própria como meio de transporte para ir e voltar do trabalho. 'Com a presença do Bicivates, comecei a pedalar também em finais de semana, acompanhado da minha namorada. Andar de bicicleta, além de meio de transporte, tornou-se também um lazer para mim', explica o estudante.

 

De acordo com ele, além de colaborar com a preservação do meio ambiente no quesito emissão de gases poluentes, o uso da bicicleta como meio de transporte também é importante para a saúde. 'Acredito que as pessoas irão utilizar as bicicletas, em um primeiro momento, dentro da própria Univates e aos finais de semana, podendo se estender para outros dias e em outros lugares. Nosso trânsito está muito complicado, então o uso da bicicleta pode facilitar', completa Oliveira.

 

Saiba mais sobre o sistema

São disponibilizadas 120 bicicletas para compartilhamento entre estudantes, professores e funcionários. Elas estão distribuídas em três pontos do câmpus - Prédios 1 e 11 e Complexo Esportivo. Para utilizar o sistema, após realização do cadastro no site www.univates.br/bicivates, basta aproximar o Cartão Institucional do leitor, localizado nos halls dos Prédios 1, 11 e 16. Nesse momento, o armário de chaves será aberto e uma luz acenderá para indicar a chave da bicicleta a ser utilizada, identificada com um número.

 

O tempo de utilização é limitado a duas horas, com o objetivo de possibilitar o compartilhamento entre os usuários. As bicicletas foram pensadas para o ambiente acadêmico. Além de contarem com cestinhas para levar o material, elas possuem luzes de segurança e para-lamas para evitar o respingamento de água durante o trajeto. Elas foram elaboradas com três marchas e com sistema de correia interna, com o objetivo de aumentar a segurança, evitando acidentes. O cadeado avulso possibilita que o usuário prenda a bicicleta em lugares diferentes dos pontos de retirada e devolução.

 

Com o passar do tempo, o sistema será otimizado, de acordo com a demanda e o monitoramento do uso. O funcionamento foi planejado, até o momento, baseado em algumas suposições. No entanto, conforme a utilização, podem surgir demandas que necessitem alterar algumas questões.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Univates


Leia também:

Dia De Bike ao Trabalho reúne atividades por todo o país 

Bicivates: 120 bikes compartilhadas em universidade gaúcha 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário