Dia De Bike ao Trabalho reúne atividades por todo o país

Em SP, ciclistas tiveram direito a café da manhã e oficina para suas bikes. Evento acontece em várias cidades: Rio, Brasília, Manaus, Recife, Belém, Cuiabá, entre outras

Notícias
Fotos
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Du Dias / Mobilize Brasil  |  Postado em: 09 de maio de 2014

Café da manhã animou o dia de ir de bike, em São P

Café da manhã animou o dia de ir de bike, em São Paulo

créditos: Du Dias / Mobilize

 

Ciclistas de diversas regiões do país saíram às ruas de suas cidades nesta sexta, 9 de maio, em celebração ao Dia De Bike ao Trabalho. Lançado no Brasil pelo movimento Bike Anjo, o evento inspirou-se no Bike to Work Day, idealizado em 1956 pelo grupo League of American Bicyclists, que desde então procura promover o uso da bicicleta na ida ao trabalho. 

 

Segundo os organizadores, esse dia é destinado tanto para as pessoas que queiram começar a pedalar, quanto para organizações, empresas ou governos que queiram promover ações para seus funcionários ou cidadãos.

 

Na manhã de hoje, às 7 horas já havia um grupo de ciclistas reunido na ciclovia da avenida Brigadeiro Faria Lima, próximo ao cruzamento com a avenida Rebouças, na zona oeste de São Paulo. Além das bicicletas, mochilas, luvas, capacetes e equipamentos comuns para quem pedala diariamente nas cidades brasileiras, desta vez o movimento resolveu inovar nos acessórios: uma mesa foi montada com frutas, pães de queijo, bolos, sucos, iogurtes e uma porção de outras guloseimas que foram oferecidas gratuitamente aos demais ciclistas que passavam pelo local. 

 

Pouco antes das 8 horas, o café já reunia mais de 20 pessoas, número que aumentava consideravelmente a cada minuto. Aos poucos, grupos de cicloativistas, jornalistas e outros ciclistas que passavam por lá engrossavam o "ato gastronômico". 

 

Clique aqui e veja as fotos do Dia de Bike ao Trabalho na ciclovia da av. Faria Lima.

 

Café e oficina

Além do café da manhã promovido pelo Bike Anjo, a Ciclocidade (Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo) levou ferramentas e equipamentos para uma versão itinerante da oficina Mão na Roda, para que os presentes pudessem fazer a manutenção de suas magrelas. A equipe do Bike é Legal, capitaneda pela cicloativista, repórter e arquiteta Renata Falzoni, compareceu desde cedo e logo teve a companhia de membros do Vá de Bike, Bike Café, Bike Zona Sul, entre tantos outros movimentos.

 

Segundo João Paulo Amaral, um dos primeiros bike anjos de São Paulo e organizador do Dia De Bike ao Trabalho, o evento não teve apoio da prefeitura ou do poder público, mas busca interagir principalmente com empresas e organizações sociais, para estimular o uso das bikes como meio de transporte no dia a dia. “Hoje o grande desafio para o ciclista urbano é legitimar a presença das bikes nas ruas. Muitos ciclistas tem que fazer uma série de gambiarras no seu trajeto diário pois não encontram condições mínimas para se locomover nas cidades, e isso dificulta demais” explica. 

 

Além do café da manhã, outros eventos foram agendados para celebrar a data, e não só em São Paulo. Nesta sexta estão sendo realizadas atividades em diversas outras cidades brasileiras como Manaus (organizadas pelo Vai de Bike Manaus), Belém (Pedal pai D’égua), Fortaleza (Ciclovida), Recife (Ameciclo), Brasília (Servidores do Senado Federal), Cuiabá (Gurizada MTB), Belo Horizonte (Bike Anjo BH), Rio de Janeiro (Respeite Um Carro a Menos), Pinhais (CicloIguaçu), Campo Mourão (Bike do Campo e Sou Bike), Porto Alegre (Sociedade Audax), entre outras.

 

Confira aqui a Cartilha de dicas para quem vai de bicicleta/carro.

Primeiros passos para ir DE BIKE AO TRABALHO

 

Leia também:

Paletó, gravata e bicicleta 

Campanha estimula o uso de bicicleta para ir ao trabalho na sexta-feira 

Curitiba prepara "ruas calmas" para pedestres e ciclistas 

Bicivates: 120 bikes compartilhadas em universidade gaúcha 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário