Paletó, gravata e bicicleta

Cicloativistas saem hoje às ruas com suas bicicletas e pastas de trabalho. Leia o editorial do Mobilize e veja mais em debikeaotrabalho.org

Notícias
Fotos
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 09 de maio de 2014

 

 

Ativistas de todo o Brasil mobilizam-se nesta sexta-feira (9) para marcar presença no "Dia de ir de bike ao Trabalho". Muita gente - milhares de pessoas - o fazem diariamente, disputando espaço com automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus.


Alguns pedalam por absoluta necessidade e viajam de bicicleta porque não podem pagar o ônibus. Em geral, são trabalhadores de baixa renda ou estudantes. Outros trocaram o carro pela bike simplesmente porque não suportavam mais enfrentar os congestionamentos diários nas ruas e avenidas brasileiras.


Uns e outros, porém, compartilham o prazer de circular pelas cidades, mesmo em dias de frio, chuva ou calor extremo. Vêem a cidade de perto, com suas belezas e problemas, mas podem parar e descer a qualquer momento para conversar, descansar numa praça ou tomar um café. Bicicletas, como diz a cicloativista Renata Falzoni, não são exatamente veículos. São equipamentos que permitem às pessoasviagens rápidas. Se o trânsito está muito violento, pode-se descer da bike e caminhar na calçada, ao lado dos pedestres, ou entrar no metrô, no trem, nas barcas. Simples e ágil, leve e gentil.


No Brasil, em nossas cidades duras e áridas, ir ao trabalho pedalando exige determinação, um pouco de coragem, e muita habilidade para enfrentar o tráfego violento e a falta de infraestrutura, de ciclovias a  bicicletários. Especialmente nos escritórios e nas estações de transportes.


Esperamos que o Dia de ir de Bike se torne uma semana, logo um mês, talvez um ano. Bicicleta, todos sabemos, não é uma panaceia para a mobilidade. Mas pode ser uma boa ferramenta para compor a grande rede de transporte sustentável que todos desejamos. 

E vamos de magrela, com ou sem gravata.

Leia mais no debikeaotrabalho.org
 


Leia também:

Debate: Regras Tributárias sobre o Setor de Bicicletas
População reclama de calçadas no Centro de Porto Alegre
Italiano cria bicicleta dobrável que fica do tamanho de um guarda-chuva 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário