Governo do Rio consegue R$ 1,17 bilhão para linha 4 do metrô

Cabral faz anúncio após reunião com a direção da Agência Francesa de Desenvolvimento.

Notícias
 

 |  Autor: R7  |  Postado em: 02 de junho de 2011

Estação do Metrô Rio

Estação do Metrô Rio

créditos: Rodrigo Soldon

No último compromisso da sua viagem oficial à França, em Paris, o governador Sérgio Cabral obteve, junto à AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento), a garantia de um empréstimo de 500 milhões de euros (R$ 1,17 bilhão) para serem investidos nas obras da linha 4 do metrô (Ipanema - Barra da Tijuca).

O anúncio foi feito na tarde de quarta-feira (1º), após encontro do governador com o diretor-geral adjunto da AFD, Didier Mercier, na sede da agência.

"Finalmente, temos com a Agência Francesa de Desenvolvimento uma parceria, a ser agora aprofundada, de 500 milhões de euros. A agência tem esse dinheiro disponível para investir em mobilidade urbana no Rio de Janeiro, em um programa muito importante visando às Olimpíadas de 2016. A AFD tem uma tradição de apoio a países latino-americanos, africanos."

A Agência Francesa de Desenvolvimento é um organismo francês de ajuda pública aos países em desenvolvimento. No Brasil, a agência atua desde 2007 e tem empréstimos com várias instituições de Estados como Santa Catarina e Paraná, no total de 380 milhões de euros – menos do que os 500 milhões de euros que emprestará ao Rio de Janeiro.

Ensino profissionalizante

Sérgio Cabral também firmou acordo com a Câmara de Comércio e Indústria de Paris para instalar no Rio de Janeiro, em parceria a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), filiais de duas importantes escolas técnicas francesas: a Ferrandi, que forma mão de obra para o setor de culinária; e a Gobelins, da área de multimídia.

Nos próximos dias, equipes técnicas das secretarias de Ciência e Tecnologia, Cultura e da Firjan viajarão até a capital francesa para conhecer de perto o funcionamento dessas unidades.

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário