Caminhe por São Paulo, guiado pelas ondas do rádio

Programa do SampaPé! com dicas de caminhadas por bairros paulistanos foi ao ar pela Rádio Eldorado, e agora está disponível em áudio para quem quiser usufruir da cidade

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha / Mobilize Brasil  |  Postado em: 16 de julho de 2014

Sampapé no rádio

Sampa a Pé: para ouvir e caminhar por aí

créditos: Arquivo Sampapé

 

O leitor do blog SampaPé! no Mobilize já sabe qual a proposta deste movimento: incentivar o paulistano a conhecer melhor sua cidade, usando para isso o modo mais antigo e natural que existe: os próprios pés. Para difundir esta ideia saudável, rica em descobertas, mas muitas vezes relegada, a caminhante Letícia Sabino tem utilizado de todos os meios: site, facebook, vídeos e até as ondas do rádio. 

 

Este último meio inspirou a experiência recente do programa "Sampa a Pé", levado ao ar pela Rádio Eldorado FM (107,3) diariamente, entre os meses de março e maio deste ano. Com a proximidade da Copa do Mundo o programa deixou de ser transmitido, mas a expectativa de Letícia é que venha a ser retomado proximamente. "Após o Mundial, agora há a possibilidade de uma segunda temporada do programa. Se tivermos a chance de continuar, vamos explorar mais bairros dessa imensa cidade que vivemos, cheia de histórias e segredos", diz Letícia, fazendo figas. 

 

Roteiros no ar

Com três boletins dentro da programação, o "Sampa a Pé" trouxe sugestões de roteiros interessantes para se caminhar por São Paulo. A proposta é recheada com histórias curiosas de cada local, de seus personagens, e explora detalhes da arquitetura, das obras de arte e da paisagem urbana. Com contribuição dos ouvintes, o programa trouxe dicas de trajetos a pé por roteiros que passam pelo Bixiga, Centro, ruas da Penha, Vila Madalena, Vila Mariana, Ipiranga, Paulista... 

 

Letícia lembra que, entre as sugestões recebidas, houve até gente que relembrou com emoção lugares por onde há muito não passava. "Estes dias uma moça reconheceu minha voz e disse que nosso roteiro havia ajudado e estimulado seu filho a fazer um trabalho de escola sobre o bairro. Muito legal escutar isso e perceber que o áudio pode despertar um novo olhar das pessoas para a cidade", relata.

 

E principalmente, por ser pelo rádio, observa Letícia, "grande parte dos ouvintes estão no carro, sozinhos, e podemos mostrar a eles que existem outras alternativas para se deslocar e ver coisas bacanas na cidade, em especial adotando a forma a pé para chegar aos locais". 

 

Os mapas e áudios do programa estão disponíveis no site do SampaPé! para quem quiser aproveitar. Também no portal da Rádio Eldorado FM há informações sobre o programa. 

 

"Se tivermos a oportunidade de continuar o programa, vamos explorar mais bairros dessa imensa cidade que vivemos, cheia de histórias e segredos. Aguardem", promete com entusiasmo a caminhante.

 

Leia também:

Fuja da lentidão do Metrô de SP, conheça as distâncias entre estações 

Espaços de pedestres em NY e Paris: cidades mais seguras e com menos automóveis 

Grupo de jovens fixa placas sugerindo que joinvilenses caminhem e pedalem pela cidade

Os descaminhos de quem anda a pé na Região Metropolitana do Recife 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário