Metrobus, a promessa de mobilidade para Assunção

Capital do Paraguai projeta sistema de corredores de ônibus elétricos para conectar sua região metropolitana

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 22 de agosto de 2014

Ônibus elétrico articulado em Salzburgo, Àustria

Trólebus articulado em Salzburgo: o futuro de Assunção?

créditos: public-transport.net


Assunção, capital do Paraguai, enfrenta sérios problemas de mobilidade urbana. Até os anos 1980 a cidade contava com uma pequena rede de bondes (os tramvia), que circulavam pelas ruas mais centrais, mas já não conseguiam atender a novas demandas, de moradores de municípios vizinhos, que formam a região metropolitana, hoje com mais de 2 milhões de habitantes.



O tranvía bela circulando em Assunção, por volta de 1979

A cidade expandiu-se e o sistema não foi capaz de responder com a necessária agilidade: os carros estavam envelhecidos, os trilhos apresentavam problemas de manutenção e mesmo o sistema elétrico de alimentação já não andava bem das pernas. Curiosa e contraditoriamente, os bondes de Assunção foram aposentados exatamente quando o Paraguai passou a contar com a energia abundante e barata da Hidrelétrica de Itaipu. Ao mesmo tempo, ampliou-se a frota de automóveis e de ônibus, em geral velhos coletivos brasileiros ou argentinos adaptados para o uso na capital guarani. 
 


Ônibus urbanos em Assunção (meados de 2014) 

Em 2011, durante a gestão do presidente Fernando Lugo, o Ministério de Obras Públicas e Comunicações em parceria com as prefeituras da região metropolitana de Assunção apresentou a proposta de renovar o sistema de transportes da cidade e construir um sistema de corredores de ônibus com cerca de 18 km, com veículos articulados. O projeto inicial previa o uso de ônibus diesel, mas uma enorme pressão por parte da imprensa, de organizações da sociedade e políticos levou à opção final por ônibus elétricos.
 

Trólebus articulados
Batizado como Metrobus, o projeto prevê estações de embarque inteligentes, dotadas de leitores de cartões magnéticos, o que permitirá o transbordo dos passageiros de um ônibus para outro sem a necessidade de pagar nova passagem, como ocorre hoje na cidade.

Os novos coletivos, cerca de 200 biarticulados e 200 ônibus comuns,  serão também dotados de ar-condicionado (Assunção alcança até 47 graus no Verão) e permitirão o transporte de até 300 mil pessoas por dia a uma velocidade média de 25 km/hora. Hoje os ônibus locais fazem cerca de 9 km/hora por conta dos enormes congestionamentos que paralisam a cidade, especialmente em direção à zona norte, onde há um boom imobiliário.

O plano enfrentou pressões da oposição e de setores do empresariado de transportes, já que envolveria uma nova licitação para as linhas, com a exigência de que as empresas adquirissem novos veículos, e sofreu novos reveses após a deposição do presidente Lugo. O novo governo prometera iniciar as obras ainda no primeiro semestre de 2014, mas os trabalhos foram adiados para o início de 2015.

Além da construção dos corredores, o projeto prevê a reurbanização de avenidas, com a implantação de amplos passeios para pedestres e a reconstrução de redes de águas pluviais e de esgotos em várias avenidas de Assunção. O custo estimado das obras é de 212 milhões de dólares.

 

Leia também:

Londres testa ônibus elétricos 

BYD pretende produzir carros e ônibus elétricos no Brasil 

Ônibus elétricos no ABD: menos 9 mil ton de CO2 no ar 

Ônibus elétricos chineses estreiam na Grande Curitiba 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário