Em Sorocaba: PL que previa isenção de IPTU para imóveis em frente a ciclovias é retirado

Projeto do vereador José Crespo (DEM) previa isenção de IPTU aos imóveis de frente a passagem de ciclovia na cidade. Após PL ser retirado, assunto segue gerando polêmica

Notícias
 

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul  |  Autor: Redação  |  Postado em: 10 de outubro de 2014

Ciclovia na calçada em Sorocaba

Ciclovia na calçada em Sorocaba

créditos: Galeria de fotos jornal Cruzeiro do Sul

A ciclovia da Rua Paes de Linhares, que foi implantada sobre o leito carroçável, foi amplamente discutida e criticada durante a sessão desta terça, sendo que o Projeto de Lei n. 414/2013, de autoria do vereador José Crespo, sobre o tema, saiu de pauta após receber substitutivo de autoria do vereador Waldomiro de Freitas (PRP).


Em tramitação desde o ano passado, o projeto de Crespo prevê isenção do Imposto Predial Territorial Urbano ¿ IPTU aos imóveis que tenham frente e passagem de ciclovia. Para o autor, a isenção seria um instrumento para minimizar os transtornos causados pelas ciclovias nas calçadas. O projeto chegou a receber um substitutivo de autoria da vereadora Neusa Maldonado (PSDB), restringindo a isenção aos imóveis localizados nas ruas Paes de Linhares e Duque Estrada, que foi retirado de pauta pela autora.


O novo substitutivo pede a retirada da faixa na Paes de Linhares que, segundo o vereador Waldomiro, não trouxe benefício algum a população do local. O autor falou ainda do prejuízo ao comércio e do fato da rua ser íngreme, o que faz com que seja pouco utilizada pelos ciclistas. O parlamentar criticou a concessão de isenções de impostos como forma de compensação.


O líder do Governo, José Francisco Martinez (PSDB), lembrou que lutou durante a instalação para evitar que a ciclovia passasse pela Paes de Linhares, devido aos transtornos que causariam. "Uma rua que só tem comércio, não pode existir", disse.


Crespo explicou que através de requerimento já solicitou a retirada da ciclovia desta rua específica, mas recebeu uma resposta negativa do prefeito que alegou ser um dos poucos trechos que fazem interligação entre as regiões da cidade. "O preço social é muito grande. O primeiro passo é retirar esta aberração da Paes de Linhares", frisou.


O vereador José Crespo também considerou válida a iniciativa do vereador Waldomiro, mas disse que não poderá prosperar, pois os vereadores não têm a prerrogativa de obrigar o Executivo a retirar as ciclovias, além da proposta, distinta da original, não poder ser apresentada como substitutivo.


Já o Pastor Apolo (PSB) ressaltou a alta velocidade que as bicicletas atingem ao descer a rua lembrando que muitas pessoas já foram atropeladas no local, além do fato da ciclovia ser utilizada por motociclistas. Também criticou a ciclovia em questão o vereador Irineu Toledo (PRB) destacando que o projeto de Crespo minimiza os transtornos, mas o melhor seria mesmo retirá-la do local.

 

Leia também:

Bicicleta vence desafio em Sorocaba como meio de transporte mais rápido

Bike é o meio de transporte mais eficiente

O desafio da bicicleta no Brasil

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário