Estudo Mobilize 2011: Rio de Janeiro e Curitiba estão na frente

Trabalho realizado pela equipe do Mobilize Brasil avaliou a mobilidade urbana em nove capitais brasileiras

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 04 de novembro de 2011

Rio de Janeiro e Curitiba estão na frente

Rio de Janeiro e Curitiba estão na frente

créditos: Mobilize Brasil

Rio de Janeiro e Curitiba são as capitais brasileiras com melhores indicadores de mobilidade urbana sustentável. É o que mostra o Estudo Mobilize 2011, realizado pela equipe de jornalistas do Mobilize Brasil a partir de informações de órgãos governamentais, institutos de pesquisa, universidades e entidades independentes.

 

O Rio ficou com a nota 7,9 numa escala de zero a dez, especialmente pelo expressivo uso de transporte coletivo na cidade (em torno de 65% das viagens) e também em função do recente programa de implantação de ciclovias, que já soma 240 km de vias para bicicletas. Segunda colocada, a capital paranaense ganhou nota 7, especialmente pela acessibilidade quase universal em seu transporte coletivo. 

 

As piores notas foram obtidas pelas cidades de São Paulo e Cuiabá, principalmente em função do uso excessivo de automóveis e motocicletas na locomoção urbana nessas capitais. Brasília, terceira colocada no ranking, ficou com a nota 5,1, enquanto Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Natal ficaram com notas entre 3 e 4.

 

A ideia foi comparar o desempenho das capitais brasileiras e por isso a escala de pontuação tomou como parâmetro as próprias cidades e não referências internacionais de sustentabilidade em mobilidade urbana, explica o economista e jornalista Thiago Guimarães, consultor editorial do Mobilize, que coordenou o estudo.

 

O Estudo Mobilize 2011 procurou inicialmente avaliar treze capitais brasileiras, incluindo Goiânia, Fortaleza, Manaus e Recife, mas a carência de dados resultou na exclusão das cidades. Também previa avaliação de outros indicadores da mobilidade urbana sustentável, que não puderam ser levantados em todas as localidades, como a quantidade de CO2 emitido pela frota, viagens feitas por modos não motorizados, calçadas com acessibilidade. 

 

A maior dificuldade para a realização do estudo foi localizar fontes confiáveis de informação, já que na maior parte das cidades os números estavam dispersos por vários gabinetes, em secretarias e departamentos, ou simplesmente não existiam. Por exemplo, algumas grandes cidades brasileiras ainda desconhecem a extensão total de suas vias públicas, e raras delas sabem quantos quilômetros de calçadas são acessíveis a deficientes.

 

Ao final, foram considerados cinco indicadores:

 

- Extensão de vias adequadas ao trânsito de bicicletas em relação à extensão do sistema viário;

 

- Razão entre a renda média mensal e a tarifa simples de ônibus urbano;

 

- Razão entre o número de viagens por modos individuais motorizados de transporte e o número total de viagens;

 

- Porcentagem de ônibus municipais acessíveis a pessoas com deficiência física;

 

- Mortos em acidentes de trânsito (por 100.000 habitantes) por ano.

 

Mobilidade sustentável

 

Mobilidade urbana sustentável é integração inteligente de vários modos de transporte urbano, com a maior eficiência e conforto possível para os passageiros, com o menor impacto ambiental para os espaços urbanos, explica Ricky Ribeiro, diretor executivo do Mobilize Brasil, um jovem administrador público que hoje luta contra uma doença que lhe roubou os movimentos e até a voz.

 

"O planejamento de transportes e a política urbana devem permitir que os cidadãos consigam chegar ao local de trabalho, ao mercado, ao teatro etc., sem que necessariamente realizem um grande número de deslocamentos por meios motorizados", argumenta Thiago Guimarães. O Mobilize Brasil pretende repetir o estudo anualmente, de forma a acompanhar a evolução dos investimentos em transporte público nas cidades brasileiras nos próximos anos.

 

Leia o Estudo Mobilize 2011 em formato Adobe PDF

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Vinicius M Netto - 05 de Outubro de 2012 às 21:37 Positivo 1 Negativo 0

SURPREENDENTE QUE ESTE ESTUDO TENHA DEIXADO DE FORA OS TEMPOS CONSUMIDOS NAS VIAGENS DIÁRIAS AO TRABALHO. SEM ESSE INDICADOR, NÃO TEMOS COMO SABER O ESTADO REAL DA MOBILIDADE NESSAS CIDADES. O RANKING MUDARIA INTEIRAMENTE COM ESSE DADO. SURPREENDENTE

Rodrigo Delboni - 12 de Maio de 2012 às 10:38 Positivo 0 Negativo 0

Vou mandar email para os responsaveis para que essa pesquisa seja inutilizada e tirada desse site. UM ABSURDO ISSO!!

Rodrigo Delboni - 12 de Maio de 2012 às 10:37 Positivo 0 Negativo 0

Detalhe, o rio acabou de ser lider em um rank de cidades que as pessoas mais demoram para se deslocar de casa até o trabalho? que pesquisa RIDICULA é essa? beneficiando o rio? agora o mobilize faz parte da cupula do serginho e do paes?

Alberto - 26 de Abril de 2012 às 14:39 Positivo 0 Negativo 0

Realmente esta pesquisa não é séria. Julgar Curitiba inteira só por 7 lugares!!! E o resto da cidade, não conta???

Jose Correa - 25 de Novembro de 2011 às 20:49 Positivo 3 Negativo 0

Rio em primeiro lugar em mobilidade? Essa pesquisa nao pode ser seria! O Rio tem onibus velhos, intervalos enormes, metro minusculo, com poucos trens e superlotacao, intervalos de 6 minutos, os trens de suburbio tem pessima qualidade, trens velhos..

Páginas:
12345

Clique aqui e deixe seu comentário