Nova York: 40 km/hora em toda a cidade!

Metrópole americana vai implantar uma série de medidas para reduzir acidentes de trânsito. A velocidade máxima será de 25 milhas por hora (pouco mais de 40 km/h)

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/NYC DOT  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 15 de outubro de 2014

Nova York, 40 km/hora em toda a cidade!

Velocidade máxima 40 km/h, em toda a cidade

créditos: CBS/NY

 

A cada ano, cerca de 4 mil novaiorquinos são feridos seriamente e mais de 250 morrem na metrópole americana por causa de acidentes de trânsito. Na cidade, os atropelamentos por veículos motorizados são a principal causa de lesões e mortes entre crianças até 14 anos, e a segunda causa entre as pessoas adultas. Em média, uma pessoa é atropelada a cada duas horas nas ruas da metrópole, segundo números do NYC Departamento de Transportes.

 

A situação vem melhorando nos últimos anos. Eram 701 mortes/ano em 1990; baixaram para 381 no ano 2000; e em 2011 chegaram a 249 mortes.


A média atual de mortes no trânsito em Nova York gira em torno de 2,94 mortes por 100 mil habitantes, bem menos do que a média de 15 mortes por 100 mil habitantes, na cidade de São Paulo, ou de 22,4 mortos por 100 mil habitantes, a escandalosa cifra nacional de baixas por acidentes de trânsito.

 

Mas, a prefeitura novaiorquina considera seus números vergonhosos. "A missão primária de qualquer governo é proteger seus cidadãos", diz o texto de apresentação do plano "Vision Zero Action", que pretende acalmar o tráfego na Big Apple. O projeto inclui o redesenho de algumas ruas e esquinas, nova sinalização, uma campanha de conscientização e alguns ajustes na legislação de trânsito. 

 

O texto do plano explica que não há nenhuma medida mágica, que possa mudar o quadro imediatamente, mas uma das propostas cabe como uma luva nas ruas brasileiras: a redução da velocidade em todas as vias de Nova York para o máximo de 25 milhas por hora, pouco mais de 40 km/hora.


 

 

Novos sinais, sistemas de balizamento e mesmo a mudança de pavimentação em alguns trechos prometem "ajudar" o motorista a tirar o pé do acelerador. Quando isto não funcionar, a polícia vai entrar em cena, diretamente ou por meio da fiscalização eletrônica. E um aperto na leis permitirá a punição imediata dos motoristas que conduzam seus veículos de forma perigosa na área urbana.

 

Conheça o plano Vision Zero Action no link www.nyc.gov/html/visionzero/pdf/nyc-vision-zero-action-plan.pdf

 

Leia também:

Vendas em comércio de rua em NY aumentaram após instalação de ciclovia 

Zonas 30 para uma nova cidade

O declínio do carro nos EUA


 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário