Ciclovias: Brasil ainda engatinha

Rio de Janeiro ostenta 240 km, mas Berlim conta com mais de 750 km de vias para bicicletas

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Da redação / Mobilize  |  Postado em: 13 de outubro de 2011

Sistema de empréstimo de bikes em Paris

Sistema de empréstimo de bikes em Paris

créditos: viagemaparis.com

A cidade brasileira com a maior extensão de ciclovias é o Rio de Janeiro. São 240 km construídos até julho deste ano, segundo dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. E a prefeitura carioca anuncia sua intenção de ampliar esse total para 300 km, até o final de 2012.


Mas o Rio fica bem atrás de outras cidades mundiais onde há mais tempo este modo de transporte é privilegiado, tais como Amsterdã, Paris, Berlim, Nova York, Copenhague e Bogotá. Em Bogotá, na vizinha Colômbia, aqui mesmo na América do Sul, são 359 km de vias dedicadas às "magrelas".


Berlim dispara na frente, com mais de 750 km de ciclovias (algumas fontes apontam 775 km na capital alemã ). Depois de Berlim, Nova York é a cidade que tem mais vias para as bikes, com 675 km. Somente nos últimos quatro anos, a antiga metrópole do automóvel construiu 410 km de ciclovias.

 

Da Holanda, onde a bicicleta é um símbolo nacional, vem a cidade de Amsterdã, com mais de 400 km de ciclovias. Na sequência, entra no ranking Paris, com 394 km, e Copenhague (onde até o prefeito dinamarquês pedala), com 350 km de ciclovias exclusivas.


Além do Rio, há bons exemplos no Brasil. Sorocaba, no interior de São Paulo, construiu em apenas cinco anos quase 70 km de ciclovias, que cortam todas as regiões da cidade, sendo possível ir do sul ao norte sem sair nem por um minuto das pistas com calçamento de pintura vermelha, sinalização, calçadas para caminhadas, iluminação e até paisagismo. Tudo porque o prefeito da cidade viajou para a Europa e ficou encantado com a qualidade de vida proporcionada pelas ciclovias nas cidades de lá. Segundo informações da Urbes, empresa municipal que está desenvolvendo o Plano Cicloviário para Sorocaba, a meta é atingir 100 km até 2012.


Curitiba, pioneira em ciclovias, tem hoje 118 km, enquanto São Paulo tem cerca de 36 km, além dos 45 km de ciclofaixas de lazer, que só funcionam aos domingos. A capital paulista inovou ao abrir seus trens e metrô para as bicicletas, embora apenas em horários especiais: todos os dias após 20 h, sábados após 15 h e aos domingos.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Virginia - 16 de Outubro de 2011 às 11:41 Positivo 2 Negativo 0

Gostaria de saber quanto tem de km de infraestrutura cicloviária na Holanda toda...???w Valeu!

vanildo oliveira - 14 de Outubro de 2011 às 13:17 Positivo 2 Negativo 0

Álém de estarmos atrás em termos de km de ciclovias, as nossas são vistas como de lazer. Curitiba liga apenas parques. Já tive a experiência de andar em ciclovias em Chicago, Bogotá e Espanha e estas são para transporte de fato. http://migre.me/5Vo1a

Clique aqui e deixe seu comentário