Sydney, exemplo de mobilidade para o mundo

Cidade australiana avança em iniciativas de mobilidade, adotando ônibus tarifa zero, rede de ciclovias e trens, programa de carona e sinais de trânsito em braile

Notícias
 

Fonte: AEC Web  |  Autor: Blog AECweb*  |  Postado em: 13 de janeiro de 2015

Sydney tem uma ampla rede de sinais em braile

Sydney tem uma ampla rede de sinais em braile

créditos: Peter Rae e Sydeney Media Centre/Hypeness

 

Cidade mais populosa de toda a Austrália e Oceania, a portuária Sydney impressiona pelo desenvolvimento e beleza e, no quesito mobilidade urbana, cada iniciativa pública é exemplo para o mundo. A capital do estado de Nova Gales do Sul apresenta resultados positivos em se tratando de diminuição de poluentes, baixa emissão de fumaça de carros, utilização de energia sustentável, e soluções para a circulação da população no ambiente urbano.

 

A seguir, veja iniciativas de mobilidade urbana que podem e devem ser copiadas por outros países:

 

1. Ônibus tarifa zero

A cidade de Sydney dispõe de duas linhas de ônibus inteiramente gratuitas. A 555, que funciona até as 3h30 da madrugada durante a semana e de manhã ao final da tarde nos finais de semana. Ela interliga o chamado CBD (Central Business District), região formada por parques e outros locais de lazer, comércio e conexões de transporte para os bairros residenciais da cidade. E a linha 430, que opera com ônibus a intervalos de 15 minutos, percorrendo as ruas do bairro onde se concentram centros médicos, parques, comércio e escolas. 

 

sydney_mobilidade_1

 

2. Trem Metropolitano 

Os trens de Sydney, em geral de dois andares, são a melhor opção quando o deslocamento é de longas distâncias. Têm assentos reversíveis que podem ser mudados de lado de acordo com o sentido de circulação do trem. Todas as catracas, portas, rampas e passagens são largas o suficiente para comportarem cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida, carrinhos de bebês, malas e até bicicletas.

 

3. Carona

Há planejamento de vagas especiais para quem vai de carro com um ou mais amigos. A ideia é encorajar as pessoas a pensarem o transporte de uma forma diferente.

 

4. Ciclovias 

O projeto Sustainable Sydney 2030 pretende integrar ao transporte às famosas magrelas. O maior obstáculo para a população não utilizar as bicicletas era a precariedade das ciclovias, por isso foi proposta a criação de mais de 200 km divididos em seis ciclofaixas. Com isso, a expectativa é de que 10% dos moradores de Sydney utilizem bicicleta diariamente como meio de transporte. Além disso, pretende-se oferecer cursos de ciclismo e mapas com todas as rotas alternativas para bikes.

 

5. Rede de sinais em braile

A mais ousada e criativa maneira de democratização da mobilidade urbana de Sydney é a criação da maior rede de sinais de trânsito para deficientes visuais do mundo. Na primeira etapa do projeto foram instalados 38 protótipos de sinais táteis, que contam com um dispositivo auditivo para informar os nomes das ruas ao redor e o número de imóveis, além de legendas em braile. Uma primeira fase servirá como teste, e no final, cerca de dois mil sinais táteis ocuparão todas as faixas de pedestres da cidade!

 

 Sinalização em braile em Sydney. Foto: Peter Rae e Sydeney Media Centre/Hypeness 

 

*Editado por Mobilize Brasil


Leia também:

Ônibus movido a energia solar não cobra tarifa na Austrália 

Deslocamentos urbanos em Sydney 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário