Ônibus movido a energia solar não cobra tarifa na Austrália

Nem combustíveis, nem eletricidade: um ônibus que já circula sem cobrar tarifas na cidade australiana de Adelaide é o primeiro a ser movido por energia solar

Notícias
 

Fonte: CicloVivo  |  Autor: Gabriel Felix  |  Postado em: 19 de setembro de 2013

O veículo solar oferece ar-condicionado e wi-fi gr

Veículo solar oferece ar-condicionado e wi-fi grátis

créditos: Divulgação

 

Batizado de Tindo – que, num dialeto aborígene, quer dizer “sol”, o ônibus oferece ar-condicionado e wi-fi aos passageiros, recursos obtidos pelos painéis fotovoltaicos da rede pública estatal.

 

Com capacidade para transportar até 40 pessoas sentadas, o ônibus sustentável faz parte da frota da Adelaide Connector Bus, uma das maiores companhias de transporte público da cidade australiana, que tomou a iniciativa de reduzir suas emissões de carbono. Como não há gastos com energia elétrica e nem combustíveis, a tarifa zero é garantida a todos os passageiros do Tindo – uma atrativa solução para o transporte coletivo nos grandes centros urbanos.

 

Fabricado por neozelandeses, o veículo incorpora a energia solar disponível na rede. Com peças importadas, o Tindo é silencioso e não possui motor de combustão convencional. Uma das estratégias adotadas a fim de melhorar o aproveitamento de energia do veículo é um sistema de frenagem regenerativa, a qual transforma o impacto dos freios em força, economizando mais de 30% do consumo total de energia do ônibus.

 

Desde fevereiro, quando entrou em circulação, o ônibus percorreu mais de 60 mil km, economizando mais de 14 mil litros de diesel – os quais seriam responsáveis pela emissão de 70 toneladas de gases poluentes na atmosfera. Em condições climáticas normais, o Tindo tem autonomia para rodar cerca de 200 quilômetros entre uma recarga e outra. Veja o vídeo abaixo: 

 

 

Recentemente, o CicloVivo publicou uma reportagem sobre os ônibus sustentáveis no Brasil. Por aqui, a próxima tendência em transporte coletivo deverá apostar na eletricidade, tanto para os híbridos, como para os puramente elétricos. Pesquisas realizadas nos últimos tempos também mostram que a população se sentiria mais confortável ao usar os ônibus que não emitem gases poluentes.

 

Leia também:

Centopeias causam choque entre trens na Austrália 

Deslocamentos urbanos em Sydney 

Conheça o pavilhão sustentável na beira da praia de Melbourne, Austrália 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário