Conheça o pavilhão sustentável na beira da praia de Melbourne, Austrália

A recuperação de espaços urbanos é uma tendência que está crescendo no mundo inteiro

Notícias
 

Fonte: The City Fix Brasil  |  Autor: Maria Fernanda Cavalcanti  |  Postado em: 03 de outubro de 2012

Atualmente o local abriga salas de reuniões, cafés

Atualmente o local abriga salas de reuniões, cafés e salões

créditos: Divulgação

 

Locais esquecidos, onde antes funcionavam fábricas ou linhas de trem (como a Highline de Nova York) altamente agressivos ao meio ambiente, hoje estão sendo remodelados para as pessoas usufruírem de maneira consciente. Um bom exemplo é o pavilhão Keast Park, em Melbourne (Austrália), totalmente reformado pelo escritório de arquitetura Jackson Clements Burrows.

 

Antes um ambiente público em condições precárias, atualmente o local abriga salas de reuniões, cafés, sanitários e salões amplos que podem ser utilizados para apresentações e exposições artísticas. É importante lembrar que estas transformações voltadas para a comunidade só foram possíveis por meio do engajamento dos moradores da região, que participaram ativamente do projeto até o resultado final.

 

 

Além do viés social, o espaço também se tornou referência em edificação sustentável. O pavilhão hoje conta com dois andares construídos com madeira certificada e foi todo planejado para ser eco-friendly. Possui aberturas que favorecem a circulação interna de ar e a entrada da luz solar. Além disso, as persianas equilibram a iluminação, o que torna desnecessário o uso de sistemas artificiais. O pavilhão também foi equipado com tanques que recolhem e armazenam a água da chuva, coletada no telhado e reutilizada nos sanitários e para a irrigação dos jardins.

 

 

Além das inovações “verdes”, uma das maiores recompensas para quem visita o Keast Park é sentar à beira das amplas varandas e aproveitar a vista privilegiada para a praia de Melbourne. Do lado oposto, os visitantes podem usufruir de um espaço próprio para a prática do Bowling – jogo similar à bocha e bastante popular em solo australiano.

 

Fonte: Inhabitat


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário