Melbourne planeja primeira linha de metrô subterrâneo

Projeto é caro e polêmico, mas é considerado como única alternativa para evitar a paralisia da cidade australiana. Obra deve começar em 2018 e ficará pronta em 2026

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil | Melbourne Metro Rail  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 17 de agosto de 2015

Melbourne planeja primeira linha de metrô subterrâ

Trens subterrâneos integrados aos VLTs de superfície

créditos: Melbourne Metro


Melbourne, capital do estado de Victoria, Austrália,  já conta com uma população superior a 4,5 milhões de pessoas. É a cidade australiana com maior expansão populacional e as autoridades calculam que ela deva chegar a 9 milhões de pessoas até 2050. 

 

Hoje a cidade conta com uma rede de bondes (trams) com 250 km, que é o principal sistema de transporte local, administrado pela Melbourne Metro. A tarifa básica é bem alta, hoje equivalente a dez reais, e não a toa Melbourne é considerada uma das cidades mais caras do mundo. Apesar disso, a circulação nas áreas centrais é gratuita. 

 

Mas, com a projeção do crescimento, a Melbourne Metro decidiu iniciar em 2018 a construção de uma linha de metrô subterrâneo, com capacidade para desafogar os veículos de superfície. Serão 9 km de túneis duplos, cruzando sob o rio Yarra, com cinco estações. O custo - incluindo o projeto, estudos e desapropriações - é estimado entre 9 e 11 bilhões de dólares australianos (entre 23 e 28 bilhões de reais). Apesar dos benefícios que a obra poderá trazer, parte da população e políticos locais criticam o governo pelos altos custos da obra.

 

Jacinta Allan, Ministra dos Transportes Públicos em Victoria, confirma que o projeto é um dos maiores empreendimentos de infraestrutura já realizados na Austrália, e justifica o investimento: "Se não fizermos o metrô, nossa cidade vai parar. Este projeto vai permitir a conexão da região central com a malha ferroviária, permitindo que mais de 20 mil pessoas possam pegar o trem nos horários de pico. Agora, o projeto está sendo apresentado à população, que poderá esclarecer dúvidas e encaminhar sugestões, explica Jacinta Allan. 


 
Filme de apresentação do projeto Melbourne Metro Rail 
 

Segundo os planos, o projeto Rail Melbourne Metro irá aumentar a capacidade, confiabilidade e eficiência da rede de trilhos urbanos da cidade, reduzir os congestionamentos nas ruas e avenidas e melhorar o acesso ao emprego, à educação e oportunidades em áreas de crescimento da cidade, numa área de 9.000 km2. Ainda segundo as autoridades, o projeto vai facilitar futuras expansões da rede de transportes públicos na região de Melbourne, de forma a permitir que a cidade mantenha sua qualidade de vida.

 

Informações detalhadas sobre o projeto estão publicadas no site http://mmrailproject.vic.gov.au



Leia também: 
Brasileiros exploram sistema de bikes em Melbourne, Austrália 
Quanto custa andar de VLT pelo mundo? 
Não dá mais para ir de carro nas grandes cidades 
Saiba quais são as dez cidades do mundo líderes em sustentabilidade urbana  


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário