Brasileiros exploram sistema de bikes em Melbourne, Austrália

Rafael e Débora testaram o Melbourne Bikes Share. A cidade é adaptada ao uso da bicicleta

Notícias
Fotos
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha  |  Postado em: 18 de abril de 2012

os brasileiros Rafael Shirakashi e Debora Souza

Rafael e Débora em Melbourne, Austrália

créditos: Arquivo pessoal

Na Austrália há dois meses, os brasileiros Rafael Shirakashi e Débora Souza enviaram algumas informações sobre o sistema de bicicletas públicas na cidade de Melbourne, onde vivem e trabalham.

 

O Melbourne Bikes Share (www.melbournebikeshare.com.au), segundo Débora, é muito utilizado por turistas, já que a maioria dos moradores tem e pedala sua própria bicicleta. Para usar a bicicleta pública é obrigatório um capacete, que pode ser adquirido por cinco dólares australianos (cerca de R$ 9,50) em pontos indicados no site do serviço. A partir daí, pode-se ir a qualquer estação das bikes, inserir o cartão de crédito no caixa eletrônico e selecionar uma das opções de tempo que se deseja. "Claro que se passar do tempo estimado, paga-se por isso na fatura do cartão..." comentou a brasileira, natural de Jaraguá do Sul (SC).

 

Depois de validar o 'pagamento', deve-se retirar o comprovante com o código do caixa eletrônico e digitá-lo nos terminais para liberar a magrela. "Pronto!Pedalamos pela cidade por uma hora e pouco e conseguimos ir a lugares impossíveis de chegar a pé. Além disso, em todo o centro da cidade e nos parques há demarcações claras das faixas para o pedestre e para o ciclista, não havendo estresse algum", lembrou Débora.

Melbourne Bikes Share

Melbourne Bikes Share

créditos: Divulgação

 

Como em qualquer outro sistema de bikes compartilhadas, a entrega pode ser feita nos postos da rede. Hoje o sistema tem estações distribuídas por toda a região central de Melbourne (veja mapa) e deve continuar em expansão, segundo o site do serviço.

 

Leia também:

 

Pedestres de Nova Iorque ganham alternativa a avenidas movimentadas

"Em Istambul, a população está ciente do problema de mobilidade, mas desconhece soluções"

Lançado novo banco de dados global de Bus Rapid Transit


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Lauro Rocha - 19 de Abril de 2012 às 09:02 Positivo 1 Negativo 0

Esse modelo de empréstimo de bicicletas está começando a dar certo em São Paulo. Espero que alcancemos o padrão de Melbourne. E a cidade parece realmente muito boa para se viver. Aproveitando, Parabéns Débora e Rafael!!! Boa sorte nessa nova fase!!

Evelin Ronchi - 19 de Abril de 2012 às 08:06 Positivo 0 Negativo 0

Adorei! Um belo exemplo para os grandes centros. Esperamos que num futuro não muito distante, nossas cidades também possam oferecer a mesma segurança aos ciclistas.

Débora Cristina Souza Shirakashi - 18 de Abril de 2012 às 20:26 Positivo 1 Negativo 0

A experiência e a comodidade realmente são show de bola! Quem estiver a passeio ou a trabalho em Melbourne, eu sugiro não deixar de pedalar de bike, você curte muito mais as belas paisagens e os diversos lugares dessa cidade linda! Um abraço.

Clique aqui e deixe seu comentário