Pedestre ganha destaque em discussões sobre mobilidade

Comissão de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP já conta com apoio e participação de diversas organizações sociais e do poder público

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Du Dias  |  Postado em: 23 de fevereiro de 2015

Mobilidade a pé ganha destaque em discussões sobre

Como melhorar a segurança e conforto para os pedestres?

créditos: Hélvio Romero


Com o intuito de melhorar as condições da mobilidade a pé e atender às necessidades de deslocamento de pessoas com deficiência, a ANTP criou, no final de 2014, a Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade. O grupo, presidido por Meli Malatesta, editora do blog Pé de Igualdade, se reúne mensalmente e já conta com representantes de diversas entidades ligadas à mobilidade urbana sustentável.

 

Os trabalhos contam com a participação ativa do superintendente da ANTP, Luiz Carlos Mantovani Néspoli, têm o apoio do sub-secretário adjunto da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Tuca Munhoz, e a assessoria de Letícia Sabino (Sampapé) e Silvia Stuch (CorridaAmiga). O secretário-adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Cid Torquato Junior, também está diretamente envolvido com o grupo.

 

A reunião realizada na última sexta-feira (20), contou com a presença do Mobilize Brasil e de diversos atores sociais, empresas e do poder público, em busca de acessibilidade e mobilidade universal nas cidades brasileiras. Entre as entidades envolvidas nos trabalhos estão a Prefeitura de São José dos Campos; Prefeitura de São Paulo; Companhia de Engenharia de Tráfego (CET); Detran-SP; Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP); Conselho do Meio-Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura da Paz de Pinheiros (Cades-PI); Cidade Ativa; Corrida Amiga; Desenhe Sua Faixa; Sampapé; Pé de Igualdade e a rede latino-americana Ocara.

 

A partir destes encontros, o grupo já começou a definir as ações que irão nortear o trabalho, quais os temas que devem ser tratados em palestras e workshops além de criar uma rede colaborativa otimizando as experiências de cada entidade. As discussões vão da calçada aos cruzamentos; das travessias de pontes ao número de acidentes envolvendo pedestres; da acessibilidade à ocupação do espaço público, e abordam também os planos diretores e políticasd públicas voltadas à mobilidade e acessibilidade.

 

Leia também:
20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito
ANTP cria a Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade
Em Curitiba, população quer rua só para pedestres e ciclistas
Travessias perigosas e obstáculos em calçadas: o dia a dia em Manaus
Em Limeira (SP), 18 imóveis/mês notificados por problemas nas calçadas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário