VLTs do Rio e Goiânia serão fabricados no Brasil

Fabricante inaugura planta especializada em Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) para atender ao mercado latino-americano

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa / Mobilize  |  Postado em: 03 de março de 2015

VLT Citadis semelhante ao que circulará no Rio de

VLT semelhante ao que circulará no Rio: alimentação sem fio

créditos: Divulgação Alstom


Vinte e sete VLTs (bondes modernos) dos 32 que circularão na área do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, serão fabricados na nova unidade da Alstom, inaugurada hoje (3) em Taubaté-SP. A novidade foi anunciada por Michel Boccaccio, vice-presidente de Transporte para a América Latina durante a festa que marcou o início de atividades da nova planta. No mesmo encontro, Boccaccio lembrou que a empresa também foi escolhida para produzir os VLTs para Goiânia-GO.


Os primeiros carros devem ficar prontos no segundo semestre deste ano, mas a partir daí a fábrica entrará em operação total, podendo produzir dez composições por mês. A produção inicial será realizada com componentes importados, mas o projeto prevê a rápida nacionalização do processo. "O contrato de financiamento do BNDES estabelece que nós comecemos com 50% de conteúdo nacional, mas devemos chegar a até 80% à medida em que as empresas parceiras comecem a produzir as partes aqui na região", explicou o vice-presidente da Alstom.
 

VLT sem fios
Michel Boccacio lembrou que o VLT do Rio de Janeiro será um dos primeiros no mundo a funcionar sem os tradicionais cabos de alimentação. "Cada veículo terá uma unidade motriz dotada de um supercapacitor capaz de armazenar em 20 segundos a energia necessária para a circulação entre as paradas. O capacitor será carregado durante as paradas de embarque e desembarque e também nas descidas e nas frenagens, quando a energia cinética será transformada em energia elétrica e acumulada no capacitor", explicou o executivo.
 

Goiânia
O VLT modelo Citadis também foi escolhido para a operação do sistema que será construído e operado por 35 anos pela Odebrecht Transport. Serão 60 carros para as 30 composições que a Alstom terá de fornecer ao longo de dois anos, provavelmente a partir do final de 2015, explicou Boccaccio. O VLT de Goiânia terá 13,6 km de extensão, 12 estações, cinco terminais de integração e ligará os extremos oeste e leste da capital, substituindo o corredor de ônibus Anhanguera.


A fábrica

A nova unidade da Alstom está localizada no Vale do Paraíba, local estratégico entre Rio e São Paulo, e foi construída em tempo recorde (11 meses) para atender às crescentes demandas de transportes sobre trilhos no Brasil. A empresa investiu 50 milhões de reais e espera recuperar o capital em até cinco anos de atividades, explicou Bocaccio.



Vista aérea da nova unidade em Taubaté-SP
 

Para operá-la, a Alstom desenvolveu um programa de treinamento em parceria com o Senai, o que resultou no treinamento de 400 técnicos, dos quais 150 serão absorvidos na operação inicial. Alguns deles, após a seleção, passaram por estágios em fábricas da Alstom ne Polônia e na França.


Leia também: 
Especialistas projetam o Rio de Janeiro com mais mobilidade
VLT no Rio funcionará sem catraca nem cobrador
Na Assembleia de MT governo defende criação da "CPI do VLT"
Em Mato Grosso, assembleia exige VLT e considera troca por BRT como demagogia  


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário