Uma ponte exclusiva para o transporte sustentável

Nova obra nos EUA foi projetada para pedestres, ciclistas, ônibus e bondes. Nada de carros

Notícias
 

Fonte: Citylab  |  Autor: Eric Jaffe*  |  Postado em: 02 de abril de 2015

Perspectiva da nova ponte

Uma visão futurista da nova ponte

créditos: San Francisco's Donald McDonald. (HNTB)


A nova ponte Tilikum Crossing, em Portland, Estados Unidos, vai permitir a passagem de VLTs, ônibus, bicicletas e pedestres, mas não de carros privados. São cerca de 520 metros de travessia do rio Willamette, em uma estrutura metálica estaiada, de aço e alumínio, que suporta o tabuleiro de concreto sobre o qual estão os trilhos e as pistas de ônibus, ciclovia e calçadas de pedestres. Mais: toda a estrutura foi dotada de juntas móveis, como prevenção para eventos sísmicos.

 

Na parte cicloviária, a obra traz alguns recursos novos, como um sistema de semáforos que "sente" a passagem das bikes no acesso à ponte e programa os tempos de abertura para facilitar a travessia dos ciclistas. Outro ponto interessante é a inclinação leve, cerca de 5%, que permite a passagem fácil de pedestres, cadeirantes e ciclistas. 


Em quase toda sua extensão a ponte ostenta corrimãos metálicos que separam as calçadas das faixas de ciclistas, por claros motivos de segurança, já que a região tem um clima bastante úmido e frio, com fortes chuvas.



 Ponte: trilhos do tram, ciclovia e pista de pedestres (Foto Jonathan Maus / Bike Portland)

 

Numa das extremidades, nos limites dos estados de Portland e Oregon, a obra incluiu uma ampla área de lazer, com um grande bicicletário, oficina de bicicletas e uma cafeteria para aquecer os ciclistas nos dias mais invernais.


Bicicletário, nos limites de dois estados (Foto Jonathan Maus / Bike Portland)

 

A Tilikum Crossing abre em agosto próximo para pedestres e ciclistas, mas sua operação somente será completada em setembro, quando a nova de linha de VLTs terminar a fase de testes. Há também planos para a instalação de um corredor de BRT, ainda sem data definida.


* Tradução e edição: Marcos de Sousa


Leia também:

Nos EUA, programa que compartilha bikes inclui pessoas de baixa renda 

Pontes para pessoas, para aposentar de vez as passarelas 

Como as freeways mudaram as cidades americanas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário