Projeto prevê gratuidade em ônibus de Boa Vista a quem faz hemodiálise

Portadores de doença renal grave podem ficar isentos de pagar transporte. Projeto está sendo analisado pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1  |  Postado em: 05 de maio de 2015

Projeto de lei tramita na Câmara Municipal

Projeto de lei tramita na Câmara Municipal

créditos: Emily Costa/G1 RR

 

O projeto de lei de autoria do vereador Marcelo Batista (PMN), que dispõe sobre a gratuidade da passagem em ônibus de Boa Vista aos portadores de nefropatia (doença renal que exige sessões semanais de hemodiálise), está sendo analisado pela Comissão de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente da Câmara Municipal. Nos próximos dias, o projeto segue para a Comissão de Finanças e Orçamento.

 

“Na capital, são poucas as pessoas que têm essa doença, mas nem todas dispõem de veículo próprio ou de algum familiar para acompanhá-las durante o tratamento”, afirmou Batista.

 

Segundo ele, devido à necessidade semanal de deslocamento da residência até o hospital, o auxílio da gratuidade do passe de ônibus no transporte coletivo municipal é considerado de suma importância para os portadores dessa doença. Pela Lei Federal nº 11.052/2004, artigo 6º, a nefropatia é relacionada para fins de isenção, entre as doenças consideradas graves.

 

Cadastro e carteira

No  projeto de lei, o vereador diz que as pessoas portadoras de nefropatia cadastradas no Sistem Único de Saúde (SUS) e com identificação fornecida pela Prefeitura de Boa Vista terão direito à passagem gratuita no sistema de transporte coletivo urbano.

 

Por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), a prefeitura vai cadastrar e fornecer uma identificação às pessoas portadoras de nefropatia, bem como informará às empresas de transporte coletivo.

 

A carteira de passageiro especial deverá ser retirada nos postos de atendimento indicados pela Secretaria Municipal da Saúde e este direito pode ser oferecido também a um acompanhante, se assim entender o médico do SUS responsável pelo laudo.

 

Leia também:

Quem tem direito à gratuidade no transporte? Como obter o benefício?

Boa Vista faz licitação de projetos de Mobilidade Urbana

Aventureiro que percorre américas de bicicleta passa por Roraima


 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário