Paraíba: STTrans revitaliza faixas de pedestres

A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) prossegue o serviço de implantação e revitalização de faixas de travessia de pedestres nas principais vias

Notícias
 

 |  Autor: PB Agora  |  Postado em: 01 de novembro de 2011

Faixa de pedestre

Faixa de pedestre

créditos: walterbartels.com

O objetivo da ação é melhorar esse tipo de sinalização, tornando-a mais visível aos motoristas e segura para a passagem de pedestres.


De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a sinalização horizontal, que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas pintadas sobre o pavimento das vias, tem a função de organizar o fluxo de veículos e pedestres. No caso da faixa de travessia de pedestre, a marcação é feita na cor branca.


Esta semana os bairros do Cristo Redentor, Mangabeira, Alto do Mateus, Jardim Treze de Maio, Cruz das Armas, Jaguaribe e Mandacaru foram contemplados com implantação de novas faixas e pinturas das que já estavam gastas pela ação do tempo e dos veículos. As pinturas das faixas são realizadas com material termoplástico e acrílico, que tem alta resistência ao calor e aos raios ultravioleta, com duração em média de seis meses a um ano.


Segundo o gerente da Divisão de Sistema Viário (DSV) da STTrans, Sanderson Cesário, o tempo de pintura das faixas é determinado pelo fluxo de veículos que passa na via. "Nas avenidas com grande fluxo de veículos como a Avenida Josefa Taveira e Cruz das Armas, por exemplo, nossa equipe faz a manutenção permanente sempre quando existe a ineficiência da pintura no local” afirmou o gerente.


Neste ano, já foram implantadas 78 e revitalizadas 800, totalizando 878 faixas de pedestre. A cidade conta com mais de 1.200 faixas de pedestres.


As solicitações dos moradores para implantação ou revitalização de faixas de pedestre em uma via são recebidas pela STTrans por meio de ofício ou telefone. Esses pedidos são repassados para a Assessoria de Planejamento do órgão, que faz estudo técnico no local e verifica a possibilidade da implantação da sinalização.


A maioria dos pedidos feitos pela população para implantar faixas de travessia de pedestre é em locais próximos a escolas e igrejas, onde existe um grande fluxo de pedestre transitando. Mário César Paulino, morador de Cruz das Armas, solicitou à STTrans, via ofício, a pintura de uma faixa de pedestre próximo a Escola Frei Martinho, na Avenida Centenário, naquele bairro. Mário Paulino ficou satisfeito por ter sido atendido em seu pleito. "Fico muito contente com a implantação da faixa e espero que os motoristas e os moradores se conscientizem do uso correto da sinalização”, ressaltou.

 

 

 

Mais notícias sobre João Pessoa-PB:

João Pessoa: prefeito vai trabalhar de ônibus no dia mundial sem carro

João Pessoa vai ter VLT e mais 4 corredores para ônibus articulados

João Pessoa tem plano para solucionar problemas no trânsito

Mobilidade Urbana vai melhorar o trânsito de João Pessoa


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário