G7 quer abandonar combustíveis fósseis até 2100

Segundo o acordo, carvão e petróleo poderão ser banidos até o final do século. Decisão pode influenciar a Conferência do Clima, marcada para novembro, em Paris

Notícias
 

Fonte: Expresso / Terra / Mobilize Brasil  |  Autor: Da Redação / Mobilize  |  Postado em: 09 de junho de 2015

Carvão e petróleo poderão ser banidos até o final

Carvão e petróleo poderão ser banidos até o final do século

créditos: Paulo Pinto / Fotos Públicas


O grupo dos sete países mais industrializados do mundo, reunido na região da Baviera, na Alemanha, acordou ontem (8) em orientar as respectivas políticas energéticas no sentido de reduzir a emissão de gases com efeito estufa entre 40% e 70% até 2050, em comparação com 2010. E firmaram ainda a meta de acabar, ou reduzir significativamente, o uso de combustíveis fósseis até 2100.

Os líderes da Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido, Itália e França também reafirmaram o compromisso de mobilizar 100 bilhões de dólares por ano, a partir de fontes públicas e privadas, até 2020, para ajudar as nações mais pobres a combater as alterações climáticas. 

 

As declarações do grupo sobre o clima, em encontro que durou dois dias e foi realizado no castelo de Elmau eram muito aguardadas. Elas se dão a seis meses da cúpula da ONU sobre o clima em Paris (COP 21), conferência que deverá definir globalmente o caminho a seguir para limitar o aquecimento global. No entanto, para que a COP 21 seja um sucesso, será necessário obter o apoio de países altamente poluidores, como a China, Índia e Rússia.

 

Recorde de poluição

Em março deste ano, a concentração mundial de dióxido de carbono (CO2) atingiu a média recorde de 400 partes por milhão, segundo divulgado pela Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), dos Estados Unidos. 

 

Em 2014, o Observatório do Clima divulgou relatório (Estimativas Anuais da Emissão de Gases de Efeito Estufa para o Brasil) que aponta para um crescimento explosivo das emissões de carbono no país. A maior contribuição vem do setor de transportes, especialmente o rodoviário, com os automóveis disparadamente à frente. 

 

Objetivos concretos

1. A economia deve ser descarbonizada até 2100

2. Até 2050 deve-se conseguir uma redução de emissões de gases de efeito estufa de 40% a 70%

3. Limpar de carbono os setores energéticos dos países do G7 até 2050

 

Leia também:

Fortaleza terá plano para reduzir emissão de carbono até junho

Táxis elétricos no Rio evitam emissões de nove toneladas de CO2

Ponte para pedestres e ciclistas é premiada como melhor projeto urbano

No Brasil, transporte é o vilão das emissões de CO2 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário