Ponte para pedestres e ciclistas é premiada como melhor projeto urbano

Ponte Bayer, na zona sul de SP, atende a 15 mil pessoas e ajuda a reduzir em 300 ton/ano o CO2 no ar paulistano. Prêmio foi concedido pela associação dos críticos de arte

Notícias
 

Fonte: JeffreyGroup  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 25 de março de 2015

Ponte em São Paulo exclusiva para pedestres e cicl

Ponte em São Paulo exclusiva para pedestres e ciclistas

créditos: Reprodução

 

Inspirada na forma de uma vitória-régia, a ponte móvel Friedrich Bayer, projetada pelo escritório Loeb Capote Arquitetura e Urbanismo, foi premiada no 59º prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), na categoria “Projeto Urbano”. 

 

Inaugurada em 2013, a ponte liga o bairro do Socorro à estação Santo Amaro da CPTM e do Metrô e está localizada na na zona sul, na confluência do rio Pinheiros com o canal Guarapiranga. A ponte ajuda a reduzir a emissão de CO2 na atmosfera paulistana em 300 toneladas por ano.

 

A Ponte Bayer, exclusiva para pedestres e ciclistas, foi inaugurada em dezembro de 2013 em benefício de 15 mil moradores da região, além de colaboradores da empresa: “Era um desejo do nosso público interno e uma necessidade para o bairro. A ponte é bonita e ainda causa um positivo impacto ambiental ao criar meios para que as pessoas deixem seus carros em casa, contribuindo para a mobilidade urbana”, afirma o presidente do Grupo Bayer no Brasil, Theo van der Loo. A empresa investiu R$ 5 milhões no projeto.

 

Coberta com vegetação, a ponte é apoiada sobre tubulões de concreto. Para manter a navegabilidade do canal, o vão central é móvel: rotacionam-se as metades dessa estrutura linear central por meio de motores elétricos.

 

Leia também:

Pontes para pessoas, para aposentar de vez as passarelas 

Pedestre ganha destaque em discussões sobre mobilidade

Pontes de SP terão passagens para ciclistas e pedestres

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário