O internauta Edgar de Oliveira estranhou ao flagrar uma placa proibindo o acesso de pedestres em cima de uma calçada residencial no Areal, no Distrito Federal. Segundo o leitor, o local é usado como estacionamento pelo morador da casa em frente, mas, mesmo quando o carro não está lá, as pessoas têm que passar pela rua.
“É um absurdo. O dono se aproveitou de uma situação, acho que ele pensou ‘se colar colou’. O problema é que a calçada é bem estreita, não sobra nada para os pedestres andarem, temos que andar no meio da rua”, conta.
O flagrante foi feito no dia 3 de junho na QS 8, perto a um posto policial, por volta das 17h30.
Nota da redação: De acordo com o Detran, a situação configura obstrução de via, uma infração gravíssima com multa de R$ 191,54. O valor pode ser aumentado em até cinco vezes. Há perda de sete pontos na carteira.
A Agência de Fiscalização do DF (Agefis) informou que encaminhou um auditor ao local para intimar o morador a demolir urgentemente a estrutura construída, já que houve "privatização de área pública". Caso a medida não seja atendida, a Agefis fará a ação de demolição e aplicará ao morador multa por descumprimento.
Leia também:
CPI dos transportes do DF convoca gestores da última licitação dos ônibus
Governo do DF sanciona lei que autoriza empréstimo para obras de mobilidade
Brasília sofre com mortes de ciclistas no trânsito