Por que a inauguração da ciclovia da Paulista é importante

Neste domingo a avenida mais famosa da cidade de São Paulo vai estar aberta para bicicletas e pedestres na inauguração da ciclovia, uma demanda antiga dos ciclistas

Notícias
 

Fonte: Exame  |  Autor: Beatriz Souza  |  Postado em: 26 de junho de 2015

Além de atender grande demanda, ciclovia será simb

Além de atender grande demanda, ciclovia será simbólica

créditos: Thinkstock

 

Neste domingo, a avenida mais famosa da cidade de São Paulo vai fechar para os carros e abrir para bicicletas e pedestres. A prefeitura da cidade e a CET vão inaugurar a ciclovia da Avenida Paulista, uma demanda antiga dos ciclistas paulistanos. Para o evento, a via será totalmente interditada aos carros nos dois sentidos entre as 10h e às 17h.

 

Embora já tenha gente usando a ciclovia antes mesmo da inauguração oficial, este domingo está sendo aguardado com muita ansiedade por ciclistas e ativistas. "É de um caráter simbólico muito grande", diz Daniel Guth, consultor de mobilidade urbana e diretor de participação da Ciclocidade - Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo.

 

"Essa ciclovia vai se tornar a foto da bicicleta em São Paulo. Imagina aquela foto clássica da Paulista com os carros parados dos dois lados na hora do rush, e agora vão ter as bicicletas circulando ali no meio. Vai ter um impacto enorme para o estímulo ao uso da bicicleta na cidade", completa. Segundo contagem feita pela Ciclocidade, cerca de mil ciclistas transitam pela Avenida Paulista todos os dias no período de 6h às 20h. E a expectativa é de que, com a inauguração da ciclovia, esse número cresça muito mais.

 

Isto é, além de atender a uma demanda real de usuários, ela vai atrair uma parte da população que gostaria de usar a bicicleta como meio de transporte, mas não o faz por falta de infraestrutura adequada e insegurança. Tal insegurança é justificada. Segundo dados da CET, 47 ciclistas morreram em São Paulo em acidentes de trânsito em 2014. A Avenida Paulista concentra o maior número de acidentes por quilômetro e é tida como a via mais perigosa para ciclistas na cidade.

 

A inauguração da ciclovia tem ainda outro forte simbolismo. Foi por causa dela que, em março de 2013, o prefeito Fernando Haddad recebeu organizações de ciclistas para debater a segurança de usuários de bicicleta na cidade. O encontro ocorreu logo após um jovem ter tido o braço amputado depois de ser atropelado na Avenida Paulista.

 

Alguns meses depois, em setembro, a prefeitura de São Paulo anunciou a meta de construção de 400 km de vias exclusivas aos ciclistas até o final de 2015. Até agora, já foram implantados 233,9 km. "Não é uma ciclovia do Haddad, é uma ciclovia que reconhece uma demanda de anos da sociedade. Até projeto básico a sociedade doou para a prefeitura para mostrar a importância desta ciclovia. A inauguração é a consolidação deste processo histórico", conclui Guth.

 

Leia também:

Inauguração da Ciclovia da Paulista 

Conheça os tipos de bilhetes para usar transporte público em SP

Neste domingo, a Avenida Paulista será nossa!


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário