Tudo é passageiro: o extermínio dos bondes em São Paulo

Livro revela como os bondes foram sendo afastados da ruas da capital paulista nos anos 1950 e 1960

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil / ANTP  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 13 de julho de 2015

Tudo é passageiro, o extermínio dos bondes em SP

Tudo é passageiro, o extermínio dos bondes em SP

créditos: Tudo é passageiro, o extermínio dos bondes em SP


Ayrton Camargo e Silva tem sua carreira prossional de arquiteto urbanista marcada pelos trilhos urbanos - em trens, metrôs e bondes, ou VLTs, para usar um jargão mais contemporâneo. Fruto dessa militância profissional, ele escreveu livro “Tudo é passageiro”, que teve o pré-lançamento em junho passado, durante o congresso da ANTP e que será lançado ao grande público no próximo dia 27, na livraria Martins Fontes, em São Paulo.

 

A publicação revela como as centenas de quilômetros de trilhos que cruzavam a cidade de São Paulo foram sendo retiradas para dar passagem a mais e mais automóveis.

 

Em fotos, ilustrações e charges, Camargo conta como as decisões foram tomadas, como se travaram as lutas empresariais para domínio dos modos de transporte, e sua íntima relação com o poder estadual e nacional. Além disso, detalha como se fixavam as tarifas, como a Light entra e sai de cena, a forma com que os planos urbanísticos vão privilegiando o transporte sobre pneus, e como o mercado imobiliário se nutre e alimenta esse modelo. Passa pelo nascimento da Companha Municipal de Transportes Coletivos (CMTC) e, finalmente, como o bonde sai da história da cidade.

 

A narrativa permite compreender como a presente crise da mobilidade urbana se deve às escolhas feitas em quase 200 anos de história, e porque não se pode pensar em mobilidade sem entrelaçar seu impacto no desenvolvimento urbano da cidade.

 

Com selo da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), editado pela Annablume Editora, o livro “Tudo é Passageiro” tem o prefácio do sociólogo e engenheiro Eduardo Vasconcellos, e colaboração de Luiz Carlos Mantovani Néspoli, superintendente da ANTP.

 

Serviço:

Lançamento do livro "Tudo é passageiro", de Ayrton Camargo e Silva

Quando: 24 de julho, às 18:30h

Onde: Livraria Martins Fontes - Av. Paulista, 509 - Bela Vista, São Paulo - SP

 

Leia também:

Quanto custa andar de VLT pelo mundo? 

Bondes de Santa Teresa (RJ) voltarão a circular em trecho de 2,7 km 

Bondes elétricos históricos regressam à marginal marítima do Porto


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário