Haddad, cadê a educação para evitar mortes no trânsito?

Colaborador Yuriê Cesar, também diretor da União dos Ciclistas do Brasil, cobra políticas públicas para melhorar convivência entre motoristas, ciclistas e pedestres em SP

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Yuriê César / Mobilize Brasil  |  Postado em: 20 de agosto de 2015

Não basta ciclovias; faltam ações de convivência u

Não basta ciclovias; faltam ações de convivência urbana

créditos: André Tambucci / Fotos Públicas

 

Desde o ano passado a prefeitura de São Paulo vem transformando a cidade de forma positiva. São centenas de quilômetros de vias cicláveis, redução de velocidade nas vias, melhoria de praças e calçadas. Todas são ações muito importantes que têm por objetivo valorizar o espaço público tornando-o mais seguro para que as pessoas possam aproveitá-lo e desfrutá-lo com mais tranquilidade para caminhar e pedalar. 

 

Porém, a vida nas cidades não é feita somente de coisas se deslocando de um lado para o outro, cada uma em seu quadrado. Para o pedestre não basta só uma calçada segura, nem para o ciclista a ciclovia é suficiente. 

 

É preciso mais do que construir e melhorar a segurança das infraestruturas urbanas. É necessário educar as pessoas para que convivam harmoniosamente, compartilhando os espaços. 

 

Nos países e cidades que hoje são referências de cidades para pessoas, a educação é tratada de forma séria. Crianças aprendem desde cedo a importância da convivência na cidade, de como os diversos atores devem agir para garantir a segurança de todos e de como os veículos maiores e mais rápidos devem proteger os menores e mais frágeis. 

 

Fora das escolas a educação se dá através das crianças, que levam os conteúdos para casa, para a família, através de campanhas educativas e da aplicação de legislação rigorosa que obriga uma mudança de comportamento daqueles que são mais resistentes a uma mudança cultural. O processo é longo, permanente e constante. 

 

Mas em São Paulo, nada disso está acontecendo. A transformação acontece apenas na infraestrutura urbana. Desde que as ciclovias começaram a ser implantadas a prefeitura fala que está preperando uma campanha educativa, mas até agora nada aconteceu. 

 

O curioso é que antes que a bicicleta fosse uma bandeira da gestão Haddad, uma série de filmes foi produzida pela prefeitura em parceria com ciclistas urbanos e chegaram a ser veículados por alguns dias na televisão. Os vídeos produzidos são de ótima qualidade e passam uma mensagem muito positiva para educar motoristas e ciclistas. Porém, nunca mais estes vídeos foram veiculados. Veja um dos vídeos: www.youtube.com/watch?v=0xV9DVrJQtI

 

Para um prefeito-professor, que antes de ser prefeito foi Ministro da Educação, é um tanto quanto indesculpável a enorme demora para que a educação seja realizada.

 

Leia também: 

"Brasileiro não foi educado para diminuir velocidade" 

Bicicletas (e plásticos) na construção do processo civilizatório 

Acidentes com vítima nas marginais de São Paulo caem 29% após redução da velocidade 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário