"Palhaços Sobre Rodas" discutem educação no trânsito em SP

Apresentações gratuitas em parques e avenidas levam ao público temas relacionados à mobilidade urbana e educação no trânsito com linguagem bem-humorada

Notícias
 

Fonte: Palhaços Sobre Rodas  |  Autor: Palhaços Sobre Rodas  |  Postado em: 17 de setembro de 2015

Dupla usa o humor para debater a mobilidade

Dupla usa o humor para debater a mobilidade

créditos: Divulgação

 

Ao longo dos meses de setembro e outubro, a dupla de palhaços-ciclistas Jupter e Trapino vai às ruas para discutir questões como o respeito aos ciclistas e às ciclovias e o uso da bicicleta em meio ao trânsito caótico de motos, carros e ônibus. Através do espetáculo o grupo propõe uma reflexão sobre o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a convivência no trânsito entre os cidadãos nos mais diversos modais: motoristas, ciclistas e pedestres.

 

“Pedalar em cidades com pouca ciclovia não seria uma verdadeira acrobacia? O ciclista passa diariamente por obstáculos para conseguir enfrentar um trânsito que é tão violento”, acredita a palhaça Jupter. O “Palhaços Sobre Rodas” é composto pela atriz e palhaça Lia Jupter e pelo ator, palhaço e malabarista Alexandre Lavorini, o Trapino. A dupla é dirigida por Gabriela Winter, palhaça e atriz. “Quando escrevemos o projeto em 2014 não pensei que teríamos essas novas ciclovias, só pensava no número inaceitável de mortes evitáveis no trânsito. É um tema muito urgente porque existe um aumento crescente da população de pessoas que utiliza a bicicleta como locomoção e muitos motoristas não sabem como se comportar ao ver um ciclista na rua. Queremos atingi-las através de nossas apresentações como palhaços”, afirma Lia.

 

Utilizando o humor a dupla pretende alcançar todos os públicos, do infantil ao adulto. “Estamos falando sobre convivência no trânsito, mas não só para os ciclistas. É para a criança, para o motorista, para o pedestre. Porque tem gente que desconhece as regras e não sabe, por exemplo, a distância que outros veículos têm que manter do ciclista na ultrapassagem. A gente quer passar essas informações ao público por meio de risadas e brincadeiras”, conclui a diretora.

 

O “Palhaços Sobre Rodas” faz parte da programação da Semana da Mobilidade 2015, evento anual com atividades e debates promovido em setembro na capital paulista cujo objetivo é discutir e refletir sobre todas as formas de se mover em São Paulo.

 

Veja a programação de São Paulo abaixo ou visite a fanpage do projeto: http://on.fb.me/1KetLE7

 

Dia 19 de setembro – Sábado – 10h – Parque do Povo (próximo à área dos piqueniques)

Dia 20 de setembro – Domingo - 16h - Av. Paulista - nas proximidades do Parque Trianon

Dia 27 de setembro – Domingo - 16h - Av. Paulista - nas proximidades do Parque Trianon

 

Leia também:

CET divulga agenda de atividades da Semana da Mobilidade 2015 em SP

Movimento PaulistaAberta convoca cidadãos para audiência sobre abertura da via

Mobilize assina carta-convite a Haddad: Vamos a pé, prefeito?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário