Em Salvador, empresas de ônibus que não param nos pontos serão multadas, diz prefeitura

Passageiros protestam contra mau serviço fechando avenida e Prefeitura diz que vai apurar denúncias de usuários com rede de monitoramento

Notícias
 

Fonte: G1 BA  |  Autor: G1 BA  |  Postado em: 20 de outubro de 2015

Moradores protestaram por melhorias no transporte

Moradores protestam contra serviço ruim no transporte

créditos: Joá Souza/Ag. A Tarde

 

Após o protesto que fechou a Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), na manhã desta segunda-feira (19), o secretário de Mobilidade Urbana de Salvador (Semob) Fábio Mota prometeu apurar as denúncias dos moradores da região e multar as empresas de ônibus em que os motoristas não param os veículos nos pontos.

 

"Nós temos hoje a frota toda monitorada.  Nós vamos elencar essas informações da população, que nós estamos acreditando, com os dados que nós temos na nossa central de operação. Se for verdade, nós vamos multar as empresas", disse o secretário Fábio Mota.

 

Durante o protesto, os moradores do bairro do Lobato contaram que os motoristas ignoram os passageiros que estão nos pontos. Este é o caso de Maria de Lourdes.

 

"Eu tô com uma irmã aqui que chegou às 5h15. Só parou um Rodoviária (linha de ônibus) e alguns Lapa. Os outros levam direto. Então, nós aqui, nesse ponto do Lobato, nós sofremos muito com transporte", afirmou.

 

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Setps), cerca de 400 mil passageiros utilizam transporte coletivo no subúrbio, região que concentra 430 ônibus da cidade e que estão distribuídos em 146 linhas.

 

Protesto

A manifestação que fechou a Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), em Salvador, foi encerrada por volta das 9h desta segunda-feira (19). Moradores denunciaram problemas para encontrar transporte público e protestaram impedindo a passagem de ônibus no sentido Calçada.

 

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Salvador (Semob) confirmou a redução da frota de ônibus em 30% na região da Suburbana, nesta segunda-feira, em razão do feriado do dia dos comerciários. De acordo com a secretaria, essa redução acontece anualmente nesta data.

 

Segundo informações da Transalvador, até por volta das 9h, a mobilização acontecia no trecho do Lobato, nas imediações da Cesta do Povo. Mais cedo, de acordo com o ógão de trânsito, também houve bloqueio na região da entrada do Alto do Cabrito.

 

Segundo a Polícia Militar, cerca de 30 pessoas estiveram envolvidas no protesto nesta manhã. Os manifestantes impediram a passagem dos ônibus, gerando um longo trecho de engarrafamento na Avenida Suburbana.

 

Próximo das 8h50, uma das vias foi liberada para passagem de carros, mas os ônibus continuaram bloqueados e o trânsito seguia intenso no sentido calçada. Unidades da Transalvador, PM e Semob foram ao local para acompanhar o protesto, que aconteceu de forma pacífica.

 

Leia também:

Mais de dois mil municípios descumprem lei e não têm plano de mobilidade 

Mobilidade ativa custa pouco e faz bem à economia do paí­s 

"Na crise não se pode fazer firula", diz secretário na Bahia 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário