Ponto de ônibus conectado, o futuro que já está próximo

Conceito desenvolvido pela Ericsson para beneficiar usuários e empresas de transporte público será apresentado durante evento de tecnologia em São Paulo

Notícias
 

Fonte: Ericsson  |  Autor: IDGNow  |  Postado em: 20 de outubro de 2015

Usuário poderá saber em tempo real o horário do ôn

Usuário poderá saber em tempo real o horário do ônibus

créditos: Divulgação

 

É questão de tempo até que pontos de ônibus conectados substituam os tradicionais. Durante o evento de tecnologia Futurecom, que acontece na próxima semana em São Paulo, a Ericsson apresentará o conceito de ponto de ônibus que incorpora small cells 3G, LTE ou Wi-Fi, dando indícios de que um transporte público mais conectado vai surgir em breve. 

 

Segundo a companhia, a solução deve beneficiar empresas de transporte público, uma vez que oferecem fonte adicional de receita, já que pontos poderão facilmente ser alugados para operadoras de telecomunicações como uma forma de intensificar suas redes. E claro, beneficiar diretamente o usuário.

 

Com o conceito de mobilidade como serviço disponível no ponto de ônibus, os usuários podem escolher facilmente a melhor maneira de viajar – de ônibus, metrô ou a pé – com base em informações em tempo real. Os cidadãos obtêm um transporte atraente, conveniente e acessível, independentemente da operadora de transporte ou do modo. E a cidade recebe um facilitador para serviços de transporte sustentáveis, escalonáveis e gerenciáveis.

 

Em estudo encomendado pela Ericsson, a companhia identificou que 60% dos passageiros no Brasil não usam o ônibus com mais frequência devido a atrasos. A ideia é que com o ponto de ônibus conectado, usuários estariam cientes de atrasos, para fazer a redução do tempo de espera e o aumento da produtividade.

 

Em ambientes urbanos densos, como shoppings e escritórios, a capacidade das redes móveis são sempre estendidas ao limite e muitas não conseguem oferecer velocidades de downlink altas e consistentes. Segundo a  Ericsson, o ponto de ônibus conectado – baseado no conceito small cells como serviço, lançado pela companhia em 2014 – alivia este problema criando uma rede de acesso de small cells separada, e integrada às redes de transmissão das operadoras de telecomunicações. 

 

busEricsson_625

 

A Ericsson informa ainda que a tecnologia e os serviços associados serão fornecidos por ela em parceria com empresas de transporte e operadoras de telecomunicação local.

 

Leia também:

Protótipo de ponto de ônibus recebe críticas em Cuiabá 

Em Maceió, informação sonora em ônibus é aprovada

Aplicativo facilita uso de ônibus por deficiente visual em SP 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário