CET inicia 2ª etapa da campanha para conscientizar pedestre a atravessar com segurança

Ação faz parte de programa de proteção cuja 1ª fase focou educação de motoristas

Notícias
 

 |  Autor: R7  |  Postado em: 11 de novembro de 2011

Faixa orienta pedestres e motoristas

Faixa orienta pedestres e motoristas

créditos: Daia Oliver

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) iniciou nesta quinta-feira (10) a segunda fase do Programa de Proteção ao Pedestre, que tem como foco conscientizar as pessoas a atravessar as ruas com segurança.


Entre as ações estão a colocação de “orientadores” nos CEUs (Centros de Educação Unificada) e escolas, uma campanha de TV voltada para os pedestres, a alteração no tempo dos semáforos para diminuir o tempo de espera de quem está atravessando e a ampliação de calçadas na cidade.


De acordo com a CET, uma pesquisa feita entre os dias 9 de outubro e 4 de novembro mostra que o respeito ao pedestre passou de 10,4% antes da implantação do programa para atuais 32,2%.


A companhia informa que registrou uma nova tendência de queda no número de mortes provocadas por atropelamentos na área abrangida pelo programa – o número de mortes na área passou de nove mortes em 2010 para três em 2011.


Entre agosto e setembro, a CET aplicou mais de 10 mil multas a motoristas que desrespeitaram o pedestre na capital paulista.


Em setembro, a primeira fase do programa, voltada para a conscientização e fiscalização dos motoristas, foi ampliado de uma área inicial no centro para toda a cidade de São Paulo.


Desde então, os cerca de 2.400 agentes da companhia reforçaram a fiscalização de motoristas e motociclistas que deixar de dar preferência aos pedestres na travessia. A companhia prioriza centros comerciais de bairros e corredores de ônibus, além da região central e da avenida Paulista.


Deixar de dar a passagem ao pedestre ou a veículos não motorizados (como bicicletas) é uma infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro. Os infratores são multados em R$ 191,54 e perdem sete pontos na carteira de habilitação.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário